Guarapuava terá R$ 25 milhões para obras de saneamento

04/11/2014

Convênio entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal vai garantir o valor de R$ 115,8 milhões para obras de água e esgoto em seis cidades paranaenses, incluindo Guarapuava. A assinatura aconteceu no Palácio Iguaçu, em Curitiba, nesta segunda-feira (03), pelo governador Beto Richa e o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. Guarapuava terá R$ 25 milhões para investir em saneamento, garantindo que a cobertura da coleta supere os 82% entre 2016 e 2017. “Guarapuava alcançará o patamar de cidades modernas e ambientalmente corretas. A Sanepar já está realizando obras por toda a cidade e, com a execução desse convênio, vamos ampliar ainda mais, beneficiando a população que mais precisa. Esse é o resultado da parceria com o Governo do Estado”, ressalta o prefeito.

O gerente regional da Sanepar, João Edson de Lima, lembra que, o convênio de Guarapuava já foi assinado pelo prefeito Cesar Filho em setembro deste ano. “A assinatura do governador Beto Richa dá sequência aos trâmites para a liberação dos recursos. Primeiro o Município assina ao aceitar o convênio e depois o Governo do Estado dá a sua anuência, garantindo a vinda dos investimentos”, esclarece. “O município vem cumprindo seu papel dentro do contrato de concessão e mantendo o diálogo com as instituições para novos investimentos, o que garantiu a assinatura desse contrato”, opina.

Com os recursos, a Sanepar vai ampliar as ETE (Estações de Tratamento de Esgoto) Vassoural e Vila dos Brasileiros. O projeto beneficiará diversos bairros, incluindo aqueles nos quais a prefeitura vai construir casas populares. “Quanto mais investimos em saneamento, mais economizamos na outra ponta, na área de saúde pública”, destaca o governador. “Avançamos, desta forma, no caminho da universalização do serviço de saneamento, que é essencial para o bom desenvolvimento do Estado”, finaliza o governador. Os recursos fazem parte do programa federal Saneamento para Todos.