Notícias

Guarapuava sedia XII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação do Paraná

30/08/2023

O encontro de dois dias tem o intuito de debater e fomentar a Educação nos Municípios. Palestras, mesas-redondas e debates fazem parte dos trabalhos que começaram nesta quarta-feira, 30, e se encerram na quinta-feira, 31 de agosto.

 

Nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), Guarapuava sedia o XII Encontro Estadual dos Conselhos Municipais da Educação do Paraná.

 

O encontro, que ocorre no salão nobre do Centro Universitário Campo Real, reúne mais de 150 pessoas dos Municípios do Estado. O objetivo é discutir e fortalecer o órgão, bem como atuar na garantia ao direito à educação com qualidade social para toda a comunidade.

 

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Educação de Guarapuava e anfitrião do evento, Carlos Marcelo Kaliberda, o encontro é um espaço que oportuniza as discussões acerca da atuação dos Conselhos nos municípios, abordando temáticas que permeiam o contexto atual, como garantia ao direito à educação para todos.

 

“O XII Encontro Estadual dos Conselhos da Educação do Paraná é um espaço para congregar os envolvidos nesta causa, oportunizando discussões e troca de conhecimentos abrangendo temas de relevância para o cenário educacional. Durante esses dois dias, vamos debater o tema: ‘o fortalecimento dos Conselhos Municipais da Educação do Paraná e sua atuação na garantia ao direito à educação com qualidade social’. Temáticas como a importância do controle social e o papel dos Conselhos da Educação, o regime de colaboração entre Estados e Municípios e, o financiamento da educação à luz das novas regras do FUNDEB, fazem parte dos assuntos que serão discutidos e aprofundados. Eu me sinto muito feliz pela presença de todos e faço votos de um evento repleto de conhecimento e de debate saudável”, discorreu Carlos.

 

Representando o prefeito Celso Góes no encontro, a secretária de Administração de Guarapuava, Doraci Senger Luy, falou da importância do Encontro em nível estadual e da possibilidade de troca de experiências entre os envolvidos neste contexto.

 

“Toda troca de experiências resulta em ações importantes em todos os setores, e na Educação não é diferente. As parcerias são fundamentais para que os planos se concretizem. Eu me sinto muito feliz por participar deste encontro, pois acredito que é por meio do ensino que as mudanças ocorrem. Dediquei muito da minha vida profissional à Educação e digo que o Conselho é a melhor das ferramentas para unir toda a sociedade em favor de uma causa maior”, destacou Doraci.

 

A coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação do Paraná (UNCME-PR) e vice-presidente da UNCME nacional para a Região Sul, Ana Lúcia Rodrigues, sublinhou que o encontro de hoje é fruto de uma longa caminhada e do esforço de muitos profissionais da Educação em todo o País. Ela considera que, mesmo que o Paraná sirva de modelo para outros Estados em se tratando de Educação, ainda há muito trabalho a ser feito para que todos os municípios sejam impactados positivamente.

 

“Tivemos muitos avanços ao longo dos anos, mas ainda há muito por fazer na Educação do Paraná e do Brasil. Para isso, é preciso que mais municípios implantem sistemas próprios de Educação em um trabalho de fortalecimento do setor. É a partir deste trabalho e do alinhamento, que as mudanças são possíveis”, ressaltou Ana.

 

Durante a abertura dos trabalhos, a professora Elizabeth Maria Pacheco, foi homenageada. Ela foi responsável por implantar o Conselho Municipal de Educação em Guarapuava. Por sua dedicação, recebeu o título de Conselheira Emérita do Município.

 

“A Educação é a base de tudo. Por isso, eu digo que não há ordem, não há progresso e nem paz se não houver investimentos e cuidados na área da Educação. A partir de discussões como esta, podemos nortear os trabalhos e compreender o que precisa ser feito para que todos tenham o direito de aprender e de disseminar esse aprendizado”, disse a homenageada.

 

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, representou o Secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda Vieira, e destacou que o Estado sempre foi parceiro dos municípios quando o assunto é Educação.

 

“O governo do Estado é parceiro dos municípios em todas as atividades, com destaque para a Educação. Cuidar do ensino é um trabalho diário e fundamental para o desenvolvimento da sociedade. O Núcleo Regional de Educação de Guarapuava está sempre à disposição dos municípios que dele fazem parte, na busca constante por qualidade no ensino”, concluiu Marlon.   

 

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA

 

O Conselho Municipal de Educação (CME) de Guarapuava foi criado pela Lei nº1319/2004, de 10 de fevereiro de 2004, posteriormente revogada e substituída pela Lei nº3140/2020, de 10 de novembro de 2020.

 

Trata-se de um órgão público colegiado de caráter permanente, com a finalidade de assegurar a participação da sociedade na formulação e acompanhamento das políticas públicas para a educação, no âmbito do Município.

 

Atuando de forma paritária entre representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, o CME tem como missão, agir mediante os princípios de assessoramento, deliberação, proposição, acompanhamento, controle social, mobilização, normatização e fiscalização da Educação, junto às Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal e, Unidades de Ensino da Rede Privada jurisdicionadas ao Sistema Municipal de Ensino.

 

Em dezembro de 2019, com a aprovação da Lei nº 3018/2019 pela Câmara Municipal, o Sistema Municipal de Ensino foi reorganizado, entrando em atividade a partir de 1 de janeiro de 2020.

 

Confira AQUI todas as fotos do evento: