Guarapuava sedia reunião ampliada do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso

27/08/2019

Buscando ampliar a troca de experiência entre conselheiros e promover o fortalecimento das políticas públicas para a pessoa idosa, membros do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso de Guarapuava e de Conselhos Municipais da região participaram de uma reunião ampliada nesta terça-feira (27) para discutir projetos e programas do governo do Estado, além de repasses para o fundo do idoso. “A população vai precisar, cada vez mais, de políticas públicas preparadas e adequadas para o idoso. Temos tomado iniciativas para tratar de assuntos referentes a esse tema e nos preparado em todos os aspectos para materializar tudo isso. Avanços são necessários e essas discussões são a base de cada novo passo”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, durante a mesa de abertura do encontro, na Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Além da troca de experiências, também foram discutidas novas alternativas de trabalho, frisando as ações voltadas ao tema. “Guarapuava tem 34 grupos de idosos atendidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e já estamos em fase de licitação para a implantação do Centro de Convivência para o Idoso. Para nós, esse evento é de grande valia porque temos a oportunidade de conhecer, a partir da chefia de Estado, o que está dando certo ou não, para que possamos iniciar nosso programa com a maior assertividade possível”, declarou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Ari Marcos Bona.

Segundo o presidente do Conselho Estadual do Direito do Idoso, Jorge Nei Neves, as reuniões ampliadas são ferramentas que mostram a importância de discussão das políticas para idosos como meio de solidificar os conselhos. “O fortalecimento das políticas públicas  é no sentido de atuar junto com conselhos municipais, inclusive na transferência de recursos, porque são eles que atendem esse público. Isso mostra que essas políticas estão sendo estruturadas e que estamos avançando. Precisamos agora garantir que esse crescimento seja com qualidade, em todas as condições”, avaliou o presidente.

Ao longo do dia, a reunião contou ainda com palestras sobre o papel dos conselheiros no cofinanciamento fundo a fundo e discussões sobre a política para a pessoa idosa.

Também participaram da mesa de abertura o diretor do Departamento de Pessoa Idosa, Fernando Fabiano Castellano Júnior, chefe do Departamento de Serviço Social da Unicentro, Solange Cristina Fiuza, e pelo representante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Guarapuava, Mário de Jesus Vedóia.

Publicado em: 27/08/2019