Guarapuava sedia o Future Day, maior evento de fomento e criatividade no município

25/05/2022

Para fomentar o fortalecimento da criatividade da população, ocorreu, na terça-feira (24), no Teatro Municipal de Guarapuava, o evento “Future Day”, com a palestra “TBC: Criatividade virando negócio”, com o coordenador da Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomez. O cocreation é a maior rede de ideação no Brasil e o evento reuniu pessoas de todas as idades, com o intuito de adquirir conhecimento e aprender os gatilhos para exercer a criatividade.

O prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, destaca que é seu compromisso para com a população, trazer para a cidade eventos com temáticas tecnológicas e palestrantes que são referência quando o assunto é criação e inovação. Ele salienta que cuidar das gerações futuras é fundamental para o crescimento de uma sociedade.

“Nós estamos investindo e acreditando no meio tecnológico que irá transformar não só a nossa cidade, mas todos os lugares. Guarapuava é, e continuará sendo, modelo em tecnologia, que investe neste campo para garantir emprego aos nossos jovens”, enfatiza o prefeito.

Para o palestrante da noite, Luiz Salomão Ribas Gomez, a economia criativa é a economia da inteligência, e,  segundo sua experiência, todos nascem criativos, mas precisam ter gatilhos para que essa criatividade possa ajudar a sociedade a melhorar. “A economia criativa não é só a cultura, a arte, a música ou o artesanato. Ela é a economia que cria. E se a criatividade estiver envolvida, tudo isso se transforma em economia criativa, ou seja, ela está em todos os lugares e profissões. Nós somos criativos, mas precisamos exercitar essa criatividade”, destaca Salomão.

Dados apontam que o mercado criativo e cultural guarapuavano é extenso. Diversas modalidades fazem parte deste conjunto. Músicos, atores, dançarinos, pintores, desenhistas, dentre outros, vivem na cidade e tiram o sustento deste trabalho. Além disso, Guarapuava é tida como um grande celeiro no que diz respeito à fotografia, criação audiovisual, engenharia, gastronomia e na Tecnologia de Informação (T.I.).

INOVAÇÃO

Durante o evento, Celso Góes anunciou ainda, a criação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Sávio Denardi, que já atuava como secretário de Desenvolvimento Econômico, também ficará responsável pela nova pasta. “Estou muito honrado com o convite para assumir a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Será uma grande satisfação poder dar continuidade ao brilhante trabalho já realizado nesse meio tecnológico que Guarapuava vem se destacando. Darei meu melhor para que a inovação, a ciência e a tecnologia sejam vetores de desenvolvimento, e de qualidade de vida para todos os guarapuavanos”, ressaltou.

Para o organizador do evento, Andy Troc, essas atividades são muito importantes, pois ajudam a movimentar o ecossistema e inspiram as pessoas  a se desenvolver. Ele reforça que é a partir  da inspiração que as pessoas são motivadas a criar. “É através do acesso a esse tipo de palestras que as pessoas conseguem desenvolver a criatividade de maneira mais efetiva, coincidindo com o que a gente deseja para a cidade no futuro”, pontua.

POSSE

Durante o Future Day, o prefeito de Guarapuava deu posse à Rita Felchak como a primeira secretária de cultura do município. Segundo Rita, assumir este compromisso na recém-criada Secretaria de Cultura é, para ela, motivo de satisfação e de compromisso para com a arte, a criatividade e, sobretudo, para com as manifestações culturais no município.  “É uma noite muito importante em que o prefeito tomou coragem e transformou seu compromisso com um ato concreto, reconhecendo a importância da cultura em nossa cidade”, evidencia a secretária.