Notícias

GUARAPUAVA SEDIA O 1º SEMINÁRIO SOBRE DIAGNÓSTICO E REMEDIAÇÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS

23/11/2017

A Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Meio Ambiente realizam o 1º Seminário sobre Diagnóstico e Remediação de Áreas Contaminadas com ênfase nas atividades com derivados de petróleo nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Faculdade Guarapuava. “A região de Guarapuava apresenta características geológicas muito frágeis, qualquer mínima contaminação atingirá diretamente os lençóis freáticos, por isso a importância de ter um seminário voltado a esse tema”, especifica o Secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

 

O evento, que tem a parceria ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Sema (Secretaria de Estado e de Meio Ambiente), ITCG (Instituto de terras cartográficas e geologia), Instituto das Águas e Empresa Gasmed, terá a participação de aproximadamente 350 fiscais de licenciamento ambiental e empreendedores que atuam no segmento em Guarapuava e região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento. Os participantes receberão certificado.

 

Programação

30/11 (quinta-feira)

8h30: Credenciamento

9h: Cerimônia de abertura

10h30: Gestão Ambiental no município de Guarapuava (Secretário de Meio Ambiente de Guarapuava, Celso Alves de Araújo)

13h30: Licenciamento ambiental de atividades com derivados de petróleo (representante da Câmara Técnica Estadual de Postos de Combustíveis e Áreas Contaminadas do IAP – João Toninatto)

15h30: Avanços da Resolução SEMA nº 032/2016 em relação à Resolução SEMA nº

021/2011 sobre postos de combustíveis e áreas contaminadas (membro da Câmara Técnica Estadual de Postos de Combustíveis e Áreas Contaminadas do IAP – Chirlei Proença Moises)

1º/12 (sexta-feira)

08h30: Avaliação e Diagnóstico de Áreas Contaminadas (Geóloga DirGEO ITCG – Kátia Norma Siedlecki)

10h30: Investigação preliminar e investigação detalhada de passivo ambiental de acordo com a resolução SEMA 32/2016 (Geólogo DirGEO – Tadeu Cava)

13h30: Segurança ambiental do SASC – Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (representante da Gasmed)