Notícias

Guarapuava sedia encontro para debater o controle e fiscalização dos recursos da educação

06/11/2015

Na busca por fornecer mecanismos para o acompanhamento da aplicação de verbas no ensino público, na noite da última quinta-feira (5), teve início em Guarapuava a 16ª sessão do Fórum Permanente de Controle e Fiscalização dos Recursos da Educação. A iniciativa da APP-Sindicato e Sisppmug (Sindicato dos Servidores Públicos e Profissionais de Guarapuava), com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, debate a destinação de recursos e as formas de monitorar a aplicação de verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). O evento segue até a noite desta sexta-feira (06), no salão nobre da Catedral.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, uma das formas de melhorar o ensino é debater e trocar experiências. “Não se faz educação de qualidade sem busca de excelência. Temos que discutir mais, pensar de que forma melhorar o ensino e esta é uma grande oportunidade de absorver conhecimento e aprimorar a educação no nosso município”, explana a secretária durante a abertura, que contou a presença dos deputados estaduais Tadeu Veneri e Professor Lemos e do promotor Felipe Gehr.

Entre as pautas discutidas durante a programação, estão a garantia do investimento para educação, implementação de políticas públicas de financiamento estudantil e promoção da valorização dos profissionais do ensino. Para a vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, a participação popular é fundamental para efetivação do fórum. “A educação tem avançado no nosso município, por isso é uma honra sediar este fórum com grande participação da sociedade que pauta desafios e estratégias importantes para subsidiar todos os envolvidos nos acompanhamentos dos recursos do Fundeb”, conclui.