Guarapuava sedia conferências regionais relacionadas à agricultura familiar

15/07/2015

Durante esta quarta-feira (15), na Faculdade Campo Real, o município de Guarapuava é anfitrião em dois encontros regionais, a 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a 1ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Com os temas “Comida de verdade no campo e nas cidades” e “Fortalecimento da Ater para o desenvolvimento rural sustentável e solidário”, os eventos tiveram a presença de representantes de 12 municípios. O objetivo é debater as políticas públicas relacionadas aos pequenos produtores como forma de melhorar a qualidade de vida da população rural.

Na cerimônia de abertura, o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, destacou os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Guarapuava através do programa Vida Rural. “Trabalhamos todos os dias pensando na segurança alimentar e desenvolvimento rural do município. Aumentamos o número de técnicos no campo para auxiliar os produtores a melhorarem suas culturas. Além disso, o agricultor tem a segurança de comercialização do que produz vendendo nas Feiras do Produtor e para a merenda escola municipal e estadual”. Vezzaro ainda apontou que encontros como esse são fundamentais para elencar pontos a serem melhorados. “Guarapuava possui atualmente 2.700 agricultores familiares e a região conta com mais de 22 mil. Cada local possui suas particularidade, por isso a conferência é o momento para pensar como intensificar os trabalhos, proporcionando melhorias a todos”, completa.

Os participantes dos municípios de Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Laranjal, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu e Turvo acompanham palestras e participam dos grupos de discussão dos eixos temáticos. A conferência da SAN contou com os seguintes eixos: Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável da soberania alimentar; Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; e Fortalecimento do Sistema nacional de Segurança Alimentar Nutricional (Sisan). Já a conferência da Ater tratou sobre: Demandas e Ofertas de Ater a partir de DRSS; Abrangência da Ater – público beneficiário; Metodologia para a Ater inclusiva; e Sistema de Ater – Organização, Gestão e Financiamento.

Também estavam no evento os secretários municipais de Assistência Social, Eliane De Carli, e de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, a presidente da Carmug (Central das Associações Rurais do Município de Guarapuava), Zenilda Araújo, além de representantes da sociedade civil organizada. As conferências foram realizadas pelo Núcleo Regional da Agricultura e Abastecimento em Guarapuava, com o apoio da Secretaria de Agricultura de Guarapuava.