Notícias

Guarapuava se prepara para o frio intenso previsto para os próximos dias

30/06/2021

A onda de frio prevista para essa semana em Guarapuava, vem trazendo preocupação para a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), se prepara para atender e direcionar pessoas em vulnerabilidade social que ocupam as ruasda cidade. Nas noites frias guarapuavanas, equipes em rondas noturnas identificam e encaminham estas pessoas para abrigos e ou para suas famílias.

 

 

O acolhimento destas pessoas é feita de forma voluntária, e em casos de recusa, a equipe do Creas orienta e entrega cobertores e roupas. “Se a pessoa não aceitar o acolhimento, deixamos no local roupas quentinhas e cobertores“, explicou a diretora técnica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Elenita Luiza Lodi.

 

 

As rondas da equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social são realizadas a partir das 20h durante a semana e por sistema de plantão aos fins de semana, em períodos de baixas temperaturas esse serviço é intensificado.

 

 

Pessoas de outros municípios que estão em situação de rua em Guarapuava, e desejam voltar para sua cidade de origem, são atendidas por meio de passagem ou locomoção providenciada pelo próprio SUAS.

 

 

Nesta semana, foi feito o encaminhamento de 31 (trinta e um) indígenas que se encontravam em situação de rua, eles foram abordados e orientados pelas equipes sobre o frio intenso (que chegou nesta terça-feira -29), após a intervenção os mesmos concordaram em voltar para casa.

 

 

Como ajudar essas pessoas?

Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones, os atendimentos nesses canais são das 08h às 00h.

 

(42)3622-2411 – Via Whatsapp

(42)3627-1598 – Ou Ligue neste número

Em casos emergenciais, solicitar o atendimento dos Bombeiros (193) que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço.