Notícias

Guarapuava registra menos acidentes de trânsito em 2020

22/12/2020

O trânsito de Guarapuava se tornou mais tranquilo e seguro em 2020. De acordo com dados do 12ª Grupamento de Bombeiros (GB), este ano teve uma diminuição nos casos de acidentes de trânsito se comparado ao de 2019. No ano passado, a equipe registrou 761 acidentes, já em 2020 foram 539 acidentes até esta segunda-feira (21), uma queda de 29%, ou seja, 222 ocorrências a menos.

 

Analisando o mesmo período nesses  dois anos, temos uma redução significativa do número de acidentes de trânsito. Para essa melhora, alguns fatores foram importantes tais como, a instalação dos radares em alguns pontos estratégicos que registravam grande número de acidentes no centro da cidade como as esquinas da Rua Brigadeiro Rocha com a Padre Chagas e da Rua Quintino Bocaiuva com a Saldanha Marinho. Também intensificamos a fiscalização e a melhoramos as sinalizações verticais e horizontais tudo isso ajudou a tronar nossas vias mais seguras, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos.

 

Além disso, um outro fator que influenciou na diminuição do número de acidentes foi o isolamento social, além das restrições de funcionamento de bares e baladas e aglomerações particulares com uso de bebida alcoólica, algo necessário em decorrência da pandemia, mas que contribuiu para a baixa nos números.

 

Radares foram instalados em pontos estratégicos da cidade em 2019. – Foto: Secom

 

Ações

Uma das últimas ações da Secretaria de Trânsito e Transportes, SETRAN, foi a ampliação da instalação de tachões na XV de Novembro.  As tartarugas de sinalização auxiliam no trânsito ao promoverem uma visibilidade do alinhamento da faixa central da via, mesmo em dias de fortes chuvas, já que refletem a luz dos faróis dos automóveis.

 

Tachões foram colocados na Rua XV de Novembro. – Foto: Secom.