Notícias

Guarapuava recebe título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte

02/10/2017

Além de ser município polo em diversos setores, a partir de agora, Guarapuava também assume a condição de polo estadual e referência nacional na produção de cevada e malte cervejeiro. Isso porque, o município recebeu o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte. “Isso é resultado de inúmeros investimentos materiais e de muita pesquisa contínua, realizados aqui em Guarapuava, no Distrito de Entre Rios. Alta tecnologia no campo e também na agroindústria que processa a cevada. Parabenizamos o trabalho notável dos antigos e atuais cooperados da Agrária que desde 1978 apostaram na maltaria Agromalte, hoje a maior do Brasil e da América Latina”, destaca o Diretor de Turismo de Guarapuava, Marcio de Sequeira.

A lei 134/2017, de autoria da Deputada Estadual Cristina Silvestri tem como principal objetivo estimular os produtores da cevada a investirem na modernização e introdução de novas práticas de manejo na produção da cevada e seu sub- produto obtido na agroindústria, o Malte. “Guarapuava se destaca a mais de uma década no Paraná pela maior produção de cevada em tonelada de grãos, e é a maior produtora de malte no Brasil. Esse título é muito importante para reconhecer e gratificar os produtores e incentivá-los a se especializar cada vez mais nessa área de produção”, ressalta a Deputada Estadual Cristina Silvestri.

Além de contribuir com a agricultura e economia do município, esse título agrega também ao turismo. “Temos o “Caminhos do Malte”, um roteiro turístico que envolve toda a cadeia produtiva da cerveja artesanal, mostrando que em nossa terra, a cerveja sai do campo e vai para o copo”, finaliza Marcio.