Guarapuava recebe selo nível Safira da Caixa Econômica Federal durante o 1º SmartCity & ExpoCity

28/04/2023

O Selo Município + Azul CAIXA tem quatro níveis: Cristal, Topázio, Safira e Diamante. O município de Guarapuava é um dos poucos do Brasil a conseguir a gratificação desse nível.

Na tarde desta sexta-feira (28), durante o 1º SmartCity & Expocity, que ocorreu no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, Guarapuava recebeu o selo nível Safira da Caixa Econômica Federal por alcançar a pontuação necessária dentro dos índices dos indicadores de avaliação em trabalhos desenvolvidos no município.

O Selo Município + Azul CAIXA tem quatro níveis: Cristal, Topázio, Safira e Diamante, que são definidos de acordo com a pontuação atingida pelo município, baseada no alcance dos índices dos indicadores de avaliação. São 20 indicadores de avaliação a serem atendidos, distribuídos em quatro categorias – Ambiental, Social, Governança e Climático.

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, recebeu o prêmio e disse estar honrado com o reconhecimento do trabalho realizado no município.

“É uma grande honra para Guarapuava. Nós temos que reconhecer que a nossa equipe é muito boa, as equipes das Secretarias são excelentes, temos ótimos técnicos. Mantemos as contas da prefeitura em dia, sem acumular dívidas e com isso, está sendo possível fazer uma gestão de qualidade. Eu tenho o costume de dizer que eu estou fazendo o que precisa ser feito. Precisamos trabalhar corretamente, temos que buscar os recursos e eu estou muito honrado por isso”, ressaltou Góes.

Carlos André Correa Cardoso, Coordenador de Filial, representante da Caixa Econômica Federal, que atende a região de Guarapuava, destacou que o selo foi implementado justamente para reconhecer boas práticas no município que agregam a vida dos munícipes.

“É um grande prazer poder trazer esse selo para a cidade de Guarapuava. O selo foi criado pela Caixa no ano passado (2022) para reconhecer as melhores práticas de gestão de recursos financeiros, climáticos, ambientais, ou seja, tudo aquilo que a Caixa entende como ideal para a melhoria da qualidade de vida do cidadão dessa cidade. Viemos pessoalmente a este evento, por ter a honra de entregar o selo que teve a maior pontuação no Brasil até este momento. Nós reconhecemos todas as práticas e sabemos que isso reflete na qualidade de vida do cidadão. Então, as prefeituras com menor custo e maior agilidade, são aquelas que garantem esse tipo de certificação. É uma grande honra para nós poder entregar este selo para Guarapuava”, destacou Carlos.

A pontuação para garantir a certificação vai de zero a cento e vinte pontos, o nível Diamante. A mais alta gratificação, só é alcançada atingindo a pontuação máxima. Carlos André Corrêa Cardoso, coordenador de representação de governo de Cascavel, no Paraná, da Caixa Econômica Federal, explicou que a pontuação que possibilitou Guarapuava garantir o selo nível Safira é uma rara situação.

“A Caixa já fez essa premiação em quase 50 cidades no Brasil. Nem todas conseguem a pontuação mínima de sessenta pontos para o selo Cristal. E noventa e oito foi disparado o maior que nós conseguimos, pois esta é, realmente, uma verificação muito rigorosa, justamente para comprovar o que o município tem feito. É importante frisar, que é a equipe de Brasília que faz a avaliação, leva em conta todos os critérios e, por isso, o reconhecimento chegou porque, de fato, Guarapuava merece”, salientou o coordenador.