Guarapuava recebe nova estrutura para o atendimento de jovens infratores

05/06/2014

Na última terça-feira (03), a Câmara dos Vereadores aprovou, em sessão extraordinária, um projeto de lei que propõe a doação de um terreno para a construção de um Cense (Centro de Socioeducação) em Guarapuava. Iniciativa do Governo do Estado, o objetivo do Centro, que funciona em regime fechado, é reintegrar socialmente jovens que cometeram delitos graves. A área de 20 mil m² é localizada no bairro Boqueirão e deve abrigar uma estrutura para 60 vagas, sendo 40 masculinas e 20 femininas.

Segundo o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Guilherme Carneiro de Rezende, o Centro atende a uma demanda do Judiciário local. “Como não tínhamos um Cense em Guarapuava, a cada 10 adolescentes encaminhados para o regime fechado, 4 acabavam ficando nas ruas por não conseguirmos alocá-los nos centros das cidades vizinhas. Agora, conseguiremos atender à toda demanda”, enfatiza.  O promotor também destaca que o Cense deve ser instalado de acordo com critérios já estabelecidos. “A instalação do Centro deve atender às especificações definidas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Portanto, a estrutura do Cense deve estar localizada próxima aos serviços públicos, como os de saúde e de transporte. Além disso, o centro de atendimento irá gerar 80 vagas de empregos diretos, o que movimentará a economia do bairro”, enfatiza Guilherme.

Para o secretário de Assistência Social, Abraham Haick, essa nova estrutura proporcionará um cuidado diversificado para os infratores. “Com o Cense em Guarapuava, os reclusos poderão receber as medidas socioeducativas sem precisar estar longe de suas famílias. Além de prestarmos esse serviço aos jovens e à sociedade, as famílias dos infratores também passarão por acompanhamentos para desenvolver um ambiente estável que auxilie na reintegração social”, comenta Abraham.

Além de Guarapuava, Apucarana e Telêmaco Borba vão receber novos Censes. Toledo, Cascavel e Pato Branco terão seus antigos centros substituídos por novas estruturas.