Notícias

Guarapuava recebe comitiva de Jaguapitã

10/05/2021

Os projetos e obras de Guarapuava são referência para outras cidades do Paraná. Exemplo disso são as visitas de outras prefeituras ao município para conhecer os projetos de sucesso na cidade. Na última sexta-feira (07), uma comitiva da cidade de Jaguapitã, norte do Paraná, composta pelo prefeito Gerson Luiz Marcato, o presidente da Samae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) José Henrique Marcelino e o presidente da Câmara de Vereadores Paulino Melo  estiveram na cidade para ver como a administração municipal executa algumas atividades.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, apresentou o projeto de PPP (Parceria Público-Privada) firmada em dezembro de 2019, entre a Prefeitura e a empresa Ilumina Guarapuava. O projeto contempla a manutenção e substituição luminárias da cidade, trocando todo o conjunto da estrutura e das lâmpadas por estruturas mais modernas e econômicas. Vale ressaltar que 100% das luminárias que estão sendo substituídas no município, já estão preparadas para telegestão, um sistema supervisionado que será comandado por um Centro de Controle Operacional para verificação de funcionamento das luminárias em todos os pontos da cidade. Além disso, os guarapuavanos podem entrar em contato com a empresa, de forma gratuita, pelo telefone 0800 600 1428 para solucionar possíveis problemas na iluminação pública, o serviço é executado em até 48 horas. As solicitações também podem ser feitas e acompanhadas pelo site https://iluminaguarapuava.com.br/.

 

“Guarapuava foi uma das primeiras cidades aqui do Paraná a implantar esse tipo de parceria público privada com sucesso, e isso nos chamou a atenção. Estamos trabalhando para também modernizar a nossa cidade e nada melhor  do que vir conhecer um projeto que deu certo”, destacou o prefeito de Jaguapitã.

 

Outro projeto que os  jaguapitãenses conheceram foi dos contentores subterrâneos da Secretaria de Meio Ambiente. Os contentores são uma estrutura que fica abaixo do solo armazenando o lixo depositado nas lixeiras. A coleta desse material é mecanizada, evitando o contato do operados com os resíduos. Guarapuava foi uma das primeiras do estado a implantar essa tecnologia.

 

Para finalizar a visita, a equipe de Jaguapitã foi até a SURG conhecer um equipamento novo que tem auxiliado muito no trabalho desenvolvido pela companhia.  Os britadores são máquinas usadas para reduzir o tamanho de rochas e pedras na produção de agregados, em aplicações de reciclagem de materiais de construção e em operações de mineração. “Realmente fiquei muito impressionado com os projetos e a beleza da cidade, muito bem cuidada. É o que nós queremos para a nossa Jaguapitã também”, finalizou o prefeito.