Notícias

Guarapuava recebe 1170 doses da Pfizer e já inicia aplicação nesta quarta-feira (09)

09/06/2021

Na manhã desta quarta-feira (09), Guarapuava recebeu uma nova remessa com 1170 doses de vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech, produzida em parceria com o laboratório alemão.  Para aplicação do imunizante, as equipes que atuam diretamente na vacinação foram capacitadas pela professora do curso de Enfermagem, da Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro, Alexandra Bittencourt Madureira, para manusear e preparar o imunobiológico.

 

“ Diferentemente das demais vacinas aplicadas, as da Pfizer/BioNTech possuem características distintas, além de sua conservação sob baixíssimas temperaturas”, destacou a professora.

 

Após a diluição, os imunobiológicos devem ser utilizados por um período de no máximo 6 horas em temperatura de 2°C a 8°C. Além disso, de acordo com a enfermeira, a seringa de aplicação deste imunizante tem 1 ml e é bem mais fina. “A dose da vacina Pfizer/BionTech tem 0,3 ml, enquanto da CoronaVac e AstraZeneca possui 0,5 ml”, explicou.

 

Além da Pfizer, a Campanha Guarapuava Imunizada, segue com a aplicação da vacina AstraZeneca durante essa quarta-feira, na Central de Vacinação em frente à Prefeitura, com horário estendido, até às 19h.

 

Para população em geral com 55 anos completos e integrantes dos grupos prioritários que ainda não foram imunizados. São eles: pessoas com comorbidades (acima de 18 anos), pessoas cadastradas no BPC (acima de 18 anos), pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pessoas com deficiência permanente (acima de 18 anos), profissionais da saúde chamados por meio do cadastro prévio e profissionais de segurança e salvamento já agendados.

 

Intervalo entre as doses

Para a vacina Pfizer/BionTech, recomenda-se o prazo de aplicação entre as doses de 3 meses, semelhante a Coronavac e a AstraZeneca,