Notícias

Guarapuava promove dia D de vacinação contra a COVID-19, influenza e sarampo

11/06/2022

Neste sábado (11), a prefeitura de Guarapuava realiza o Dia D de vacinação contra a COVID-19, Influenza/gripe e o sarampo. São seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e o Cisgap para atender, exclusivamente, o público para a vacinação. Esses locais ficarão abertos das 8h às 17h. O objetivo é garantir que todos os moradores do município tenham mais esta oportunidade de se proteger contra as doenças e evitar os casos alarmantes de COVID-19.

 

A imunização com a 1ª e 2ª doses contra a COVID-19 está disponível para todos os grupos contemplados, a 3ª dose para aqueles a partir de 12 anos e a 4ª dose, para as pessoas a partir de 50 anos. Já a vacinação da Influenza, que protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, é aplicada em toda a população. A vacinação contra o sarampo faz parte da imunização de rotina, destinada para crianças de seis meses a menores de cinco anos e trabalhadores da saúde.

 

“Hoje estamos promovendo o dia D de vacinação e, além da vacina contra a influenza, temos a de sarampo que é para os trabalhadores e para as crianças de seis meses até cinco anos, e ainda, estamos fazendo a aplicação do imunizante contra COVID-19, para essa, as doses são direcionadas à população adulta que por algum motivo não tomou as outras três doses. Também iniciamos hoje a terceira dose para os adolescentes com intervalo de quatro meses da segunda dose, e começamos a aplicação da quarta dose para todas as pessoas acima de 50 anos”, destaca o chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, o médico Hiagor Silva

 

Para Rosane Garcia Koop, de 50 anos, que foi à UBS Morro Alto receber de uma só vez as três vacinas logo pela manhã, o dia D é muito importante, pois as vacinas garantem qualidade de vida e segurança para todos. “Precisamos nos vacinar, cuidar de nós e dos outros também. O dia D está sendo essencial para isso, principalmente porque sou estudante e preciso estar com a carteirinha completa para poder fazer meu estágio”, enfatiza.

 

Já para Ademir Ribeiro, morador do bairro Adão Kaminski, poder chegar e receber todas as vacinas pendentes é muito bom, pois elas evitam que os casos piorem. “Esses dias dedicados especialmente para a vacinação são muito importantes para os guarapuavanos, até porque, muitos de nós somos trabalhadores e fica muito difícil vir em dias de semana. (Isso) sem contar que às vezes acabamos esquecendo também. Então, com as divulgações, não tem como esquecer”, pontua.

 

O Dia D possibilita que a população tenha mais oportunidades para ficar com o esquema vacinal completo. Para isso, é imprescindível que o público-alvo compareça até os locais onde estão sendo aplicadas todas essas vacinas. Também é necessário que cada um leve o CPF, documento oficial com foto e o cartão SUS, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal.

 

 

Vale ressaltar que apesar do Dia D ser direcionado para tais vacinações, a aplicação continua na semana que vem, no entanto, na segunda-feira não haverá doses contra a COVID-19 no Cisgap, apenas hoje.

 

 Serviço: Dia D de vacinação contra a COVID-19, Influenza e Gripe

 

Horário: 8h às 17h

Locais/UBS

– Cisgap

– UBS Entre Rios

– UBS Campo Velho

– UBS Morro Alto

– UBS Vila Bela

– UBS Bonsucesso

– UBS Xarquinho II