Notícias

Guarapuava já registra 28% da meta de vacinação contra influenza

11/05/2015

Desde que começou a Campanha de Vacinação contra a influenza em Guarapuava, na última segunda-feira (04), a Secretaria de Saúde do município já conseguiu vacinar 28% da meta. “Em apenas uma semana com as vacinas disponíveis nos postos de saúde estamos dentro da média nacional, que foi de 30% no mesmo período. Mas é importante lembrar que a população não deve deixar para a última hora, evitando filas”, explica Chayane Andrade Ternopolski, chefe do Departamento de Epidemiologia da Prefeitura de Guarapuava.

E para reforçar a vacinação, no último sábado (11), os postos de saúde de Guarapuava ficaram abertos das 8h às 17h no Dia D da Campanha. Em Guarapuava a meta é alcançar 44.450 pessoas até o dia 22 deste mês. Fazem parte dos grupos que podem receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mães até 45 dias após o parto, trabalhadores da área de saúde, população privada de liberdade, indivíduos acima de 60 anos, população indígena e portadores de doenças crônicas que devem apresentar a receita médica no momento da aplicação.

Quem acordou cedo para aproveitar o Dia D da Campanha foi Janete Aparecida Stavny Klinfuss, 49 anos. Hipertensa, Janete conta que sempre comprou na farmácia a dose porque não sabia que tinha direito de receber a vacina gratuitamente. “É a primeira vez que venho no posto receber a dose. Aproveitei para trazer meu filho Daniel, de 7 anos, que tem bronquite e agora já sei que  também tem direito de se imunizar”, relata.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Santana, as enfermeiras estavam surpresas pela grande participação da comunidade. “Muitas pessoas nos procuraram durante a semana e neste sábado ainda mais. O que realmente nos chamou a atenção é a grande procura por parte dos homens”, conta a enfermeira Helena Angela de Camargo Ramos. Seu Romildo Luiz é prova da participação masculina. A distância de sua casa até o posto não foi desculpa para o senhor de 72 anos que mora há três quadras da UBS. Ele acordou cedo para receber a vacina. “Faz uns oito anos que eu tomo e nunca peguei gripe, só uns resfriadinhos. Agora a vacina é ainda mais importante pra mim, pois estou fazendo tratamento do câncer no pulmão há um ano”, aponta.

Mutirão para cadastro do Cartão SUS

Durante o Dia D da Campanha contra Influenza, os profissionais da saúde também promoveram um mutirão para fazer o fazer o CNS (Cartão Nacional de Saúde), com a finalidade de identificação dos usuários do SUS. O cartão é um documento nacional que a partir de junho, será obrigatório para todos os atendimentos que dependam do SUS. “Aproveitamos o movimento dos postos de saúde para incentivar as pessoas a fazerem seu cartão do SUS porque a ação intensifica o trabalho e facilita o acesso para quem não pode fazer o documento durante a semana”, explica a coordenadora de Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra.

O cartão SUS pode ser feito em qualquer posto de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Para fazer o cartão é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência. Informações: (42) 3621-3700.