Guarapuava já é sede da Associação de Bares e Restaurantes do Centro-Sul do PR

06/05/2020

Guarapuava terá um incremento no setor de turismo e gastronomia, na noite desta terça-feira (05), no Dom Henrique Gastronomia, em uma reunião que seguiu todas as normas de prevenção ao coronavírus, foi criada oficialmente a Abrasel Centro-Sul do Paraná, que reúne profissionais das áreas gastronômica, como bares e restaurantes. O objetivo da entidade é contribuir ainda mais com desenvolvimento do setor, favorecendo a atividade turística no município. “Essa é mais uma forma de contribuirmos com o fomento do turismo. Vamos fortalecer o associativismo e garantir que Guarapuava seja referência para a região e o Estado”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

A diretora executiva da Abrasel Centro-Sul e coordenadora do projeto Caminhos do Malte, Leila Pires, informou que foram meses de reuniões, palestras técnicas e encontros entre empresários do setor gastronômico de Guarapuava para então ser oficializada a associação. “Foram meses de trabalho. O que era para ser a Abrasel Guarapuava, acabou se transformando na Abrasel Centro Sul, com um desafio ainda maior. Apesar da recente fundação, a entidade já vem participando de ações na Prefeitura”.

(Foto: Secretaria de Turismo/Prefeitura de Guarapuava)

O diretor de Turismo de Guarapuava, Marcio de Sequeira, afirmou que esta conquista é benéfica para o processo de regionalização do turismo, que é uma das principais diretrizes do Plano Nacional de Turismo. “Desta forma, beneficiará a Região Serrana e a Terra dos Pinheirais, que inclui 20 municípios”.

“Vamos unir as forças em Guarapuava e ampliar para os demais municípios da região. A Abrasel surge num momento importante e será uma ferramenta para contribuir para que o setor sobreviva e, o principal, saia fortalecido dessa crise gerada pela pandemia”, ressaltou o presidente da Abrasel Centro Sul, Henrique Losso. “Iniciamos com 38 empresas associadas, entretanto identificamos mais de 300 empresas no setor gastronômico. Então os interessados em fazer parte da Abrasel estão convidados”, explicou Henrique Losso.