Notícias

Guarapuava inicia vacinação contra gripe nesta terça-feira (28) em 7 Unidades

27/03/2023

A Secretaria de Saúde recebeu 6 mil doses de vacina contra o vírus da influenza para iniciar a campanha de imunização em Guarapuava. Neste ano, todos os grupos prioritários vão ser atendidos durante a primeira etapa de forma simultânea.  No primeiro dia, 28 de março, sete Unidades de Saúde vão aplicar o imunizante: Cisgap, Entre Rios, Vila Bela, Bonsucesso, Morro Alto, Planalto e Xarquinho II.

 

“Vamos iniciar a distribuição por esses locais e concentrar o trabalho de aplicação. Ainda essa semana, todas as unidades devem receber as vacinas, assim que os estoques forem reforçados com novas remessas. Ressaltamos que todas as pessoas do grupo prioritário podem procurar a vacina.”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki.  

 

A campanha de imunização vai até 31 de maio de 2023, sendo 15 de abril o “DIA D” de vacinação. Em Guarapuava, 68.927 moradores devem participar nesta primeira fase da campanha. O maior público é o de idosos de 60 anos ou mais, 25.544 pessoas, seguido pelo público infantil (2 a 5 anos), que somam 10.919 crianças. 

 

PÚBLICO

O objetivo é proteger, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, sendo: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); Trabalhador da Saúde; Gestantes; Puérpera;  Professores do ensino básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais de idade; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas;  Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; Trabalhadores Portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade e Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

 

SERVIÇO

Unidades de Saúde com aplicação de vacina nesta terça-feira (28):

  • Cisgap
  • Entre Rios
  • Vila Bela
  • Bonsucesso
  • Morro Alto
  • Planalto
  • Xarquinho II

 

A vacinação ocorre a partir das 8h e segue até as 5 da tarde, com exceção das UBS Planalto, Morro Alto e Xarquinho II, que oferecem esse serviço até as 9 da noite. Entrega de senhas, até uma hora antes da unidade fechar.