Guarapuava gerou mais de 1.300 empregos no primeiro semestre de 2021, aponta o CAGED

18/08/2021

De acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, Guarapuava gerou 1.355 empregos no primeiro semestre de 2021. Esse saldo é a diferença entre as 10.529 contratações e os 9.174 desligamentos.

“Mesmo estando em um momento de crise, no meio de uma pandemia, Guarapuava se mostra valente, sabendo reagir, impulsionado pela industria, que já está gerando muitos empregos e esse numero é previsto ser maior ainda a partir do segundo semestre”, salientou o secretário de Desenvolvimento Econômico e inovação, Sávio França Denardi.

Apesar do saldo negativo no mês de maio, sob influência da alta expressiva dos casos de COVID-19 e imposição de medidas mais restritivas para diminuir a circulação de pessoas, o município conseguiu finalizar o primeiro semestre acompanhando a tendência de crescimento estadual. O Paraná foi o quarto estado que mais gerou empregos de janeiro até junho, com 118 mil vagas.

Para ter acesso aos dados consolidados, clique aqui.

Primeiro Trimestre

Os números do primeiro trimestre de 2021 apontam a indústria como líder na geração de empregos, saldo de 463 vagas, seguido pelos setores da Construção, 342; Serviços, 233; Comércio, 147; Agropecuária, 15.

Comparação do saldo de empregos por atividade econômica durante o primeiro trimestre. Fonte: CAGED

Agência do Trabalhador

A Agência do Trabalhador de Guarapuava tem auxiliado na reinserção dos candidatos no mercado. Entre os serviços prestados, está a intermediação para preenchimento das vagas.

“Os candidatos são encaminhados para seleção das empresas conveniadas. Entre elas, a Araupel, a Benderplast, a Polijuta e o Shopping Cidade dos Lagos. São empresas que estão investindo na ampliação dos negócios e precisam de mão de obra qualificada.”, salientou Antônio Cezar Ferreira Prestes, gerente da Agência do Trabalhador.

Desde o início do ano, a Agência já disponibilizou atendimento para 17.647 pessoas, dentre requerentes, segurados e beneficiários.

EMPRIME

Para acelerar a reestruturação de médias e pequenas empresas e fortalecer o empreendedorismo e a geração de empregos, a Prefeitura lançou o programa EMPRIME no mês de julho. São 16 projetos de aperfeiçoamento e consultoria, prestados em parceria com o SEBRAE, para alavancar os negócios das empresas e a economia local. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.