
Guarapuava firma parcerias para garantir mais qualidade de vida aos idosos
05/03/2020
Nesta quinta-feira (05), Guarapuava se uniu a 42 outros municípios do Paraná adeptos ao programa nacional EBAPI (Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa). A atuação na cidade se dará por meio das Secretarias de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, que juntamente com o programa municipal Cidade Amiga do Idoso, irão atuar para garantir qualidade de vida aos guarapuavanos com mais de 60 anos. “Conseguimos construir um momento raro com a união de esforços para melhorar a qualidade de vida da população idosa. Com a base da OMS (Organização Mundial da Saúde), construímos uma Estratégia através de um diagnóstico feito pelas Universidades que resultarão em ações para diversos setores da sociedade”, explicou o diretor de Atenção ao Idoso, na Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem Rezende.
Como parte desta certificação, o prefeito Cesar Silvestri Filho também firmou a adesão ao programa Cidade Amiga da Pessoa Idosa, formulado para consolidar o EBAPI. “Estou muito orgulhoso! Quando adotamos uma metodologia mundial, baseada na ciência, pesquisas e estudos, conseguimos organizar tudo o que já vinha sendo feito ou planejado para a vida dos munícipes, dentro de uma plataforma mundialmente reconhecida e aceita, avançando em diversos pontos”, declarou o prefeito.
Com o EBAPI, o Governo Federal incentiva os municípios a dar suporte e cuidado para este público. “O Brasil hoje tem um envelhecimento muito alto. Portanto, precisamos aumentar a expectativa de vida saudável. Um dos nossos objetivos é sobre como gerenciar esse envelhecimento. Temos necessidade de pensar em políticas públicas que consigam atender essa demanda”, ressaltou o chefe da Unidade de Curso de Vida Saudável da Organização Pan-Americana da Saúde, Enrique Vega Garcia. “Fico muito feliz de estar aqui! A busca pela implantação de políticas públicas para o idoso foi uma das minhas prioridades, sempre prezando pela velhice independente e com dignidade”, destacou a deputada estadual, Cristina Silvestri.
Segundo a deputada federal, Leandre Dal Ponte, são as universidades paranaenses que irão fazer a diferença na vida dos cidadãos com projetos que envolvem os idosos. “As universidades tecnológicas que temos mostram que o Paraná é referência na área acadêmica. Queremos fazer com que seja destaque para a OMS, valorizando as pesquisas que ajudam a melhorar a vida dos brasileiros”, avaliou.
PARCERIA
O termo é resultado de um convênio entre Universidades e o Ministério da Cidadania, sendo efetivado pelo Governo Estadual, através da Seti (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná). “Assinamos um termo de execução descentralizada, que repassa a UTFPR, aproximadamente R$ 650 mil para que possamos atender os primeiros 42 municípios que aderiram a Estratégia. Isso representa um compromisso muito grande, executar um diagnóstico e construir os planos de ação para termos maior longevidade no país. Em nosso Estado, a UTFPR será a universidade paranaense que aplicará a metodologia nas ações do Programa”, exaltou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona.
Em Guarapuava, a Prefeitura, através da parceria com a UTFPR terá um diálogo próximo para executar as atividades. “O programa tem ações previstas como mobilidade urbana, inserção social, justiça social, saúde e convivência inter geracional para proporcionar uma melhora de vida para a população idosa. A partir do estudo de campo que será feito pela UTFPR, vamos analisar e identificar o que podemos e como aplicaremos essas ações em Guarapuava”, finalizou o secretário de Saúde, Celso Goes.
Após a solenidade, os participantes do evento visitaram as obras do Hospital do Câncer, Unidade do bairro Cidade dos Lagos.