Guarapuava fecha mês de março com saldo positivo na geração de empregos

28/04/2023

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Guarapuava fechou o mês de março com saldo de 311 novos postos de trabalho entre admissões e desligamentos.

Assim como no mês passado, Guarapuava fechou março com um saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram criados 311 novos postos de trabalho entre admissões e desligamentos, mostrando um aumento no nível de empregabilidade na cidade.

“Isso só reflete o esforço conjunto de empresários, trabalhadores e da administração municipal para promover o desenvolvimento econômico e social de Guarapuava. Acredito que essa é uma grande conquista para todos os guarapuavanos e uma prova de que estamos no caminho certo”, enfatizou o prefeito Celso Góes.

Os números mostram que, no mês de março, foram registradas 2.589 admissões e 2.278 desligamentos no município, resultando em um saldo positivo de 311 empregos. Do total de novos empregos criados, 185 foram para homens e 126 para mulheres, refletindo uma distribuição razoavelmente equilibrada de oportunidades.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann, reforça a importância do crescimento multissetorial da cidade e o trabalho da gestão atual.

“Esses resultados positivos na geração de empregos em Guarapuava são um reflexo do trabalho conjunto entre a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a iniciativa privada, que têm investido em políticas públicas e empreendedorismo para impulsionar a economia local. Com a diversidade econômica da cidade, temos a oportunidade de garantir a sustentabilidade do crescimento e uma maior resiliência a crises setoriais. Vamos continuar trabalhando em conjunto para fortalecer ainda mais o mercado de trabalho em nossa região”, disse.

Conforme Anne Mayara Macedo Silva, diretora de Departamento da Agência do Trabalhador de Guarapuava, os setores que mais contrataram em Guarapuava foram os serviços, com 135 novas contratações, seguido da indústria, com 117 e o comércio, com 42. Isso sugere uma maior demanda por serviços e produção na cidade, indicando um cenário de crescimento econômico local.

“Guarapuava está trilhando o caminho certo no que se refere à geração de empregos. Nos últimos anos, a economia ao nível nacional passou por um período de incertezas, mas aos poucos, tanto estados quanto municípios estão se recuperando. Os dados do CAGED é uma prova do trabalho da administração municipal”, declarou Anne.

Além disso, a cidade tem se destacado por sua diversidade econômica, o que torna o mercado de trabalho mais robusto e menos vulnerável a crises em setores específicos. Isso é importante para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social de Guarapuava.

“Os dados do CAGED mostram que Guarapuava está se consolidando como um importante polo econômico no Paraná e oferece boas oportunidades para quem busca trabalho na região. A expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha nos próximos meses, impulsionando a economia local e gerando mais empregos”, finalizou Janaína