Notícias

Guarapuava fecha mês de julho com saldo positivo na geração de empregos

31/08/2023

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o município gerou 226 vagas de trabalho.  O balanço é feito em um comparativo entre admissões e desligamentos.

 

Nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgou o relatório do mês de julho sobre as contratações e desligamentos em todo o País. Em Guarapuava, mais uma vez, o saldo foi positivo. No período, foram contratadas 2.257 pessoas e desligadas de suas vagas de trabalho outras 2.031. No entanto, o saldo ficou positivo em 226 vagas, resultando em um cenário favorável ao município.

 

“Apesar das dificuldades na geração de empregos em todo o Brasil neste período do ano, Guarapuava, mais uma vez, fechou o mês de julho com saldo positivo nas vagas de trabalho. Isso só reflete o esforço conjunto de empresários, trabalhadores e da administração municipal para promover o desenvolvimento econômico e social do município. Acredito que esta é uma grande conquista para toda a nossa população e uma prova de que trabalhamos em favor da comunidade”, sublinha o prefeito Celso Góes.

 

Os números mostram que, no mês de julho, foram registradas 2.257 admissões e 2.031 desligamentos no município, resultando em um saldo positivo de 226 empregos. Dentre os novos postos de trabalho, 76 foram gerados pelo setor agropecuário, 515 pela indústria, 227 foram criados na construção civil, 624 postos foram agregados pelo comércio, enquanto a área de serviços registrou a carteira profissional de 815 pessoas.

 

Por outro lado, foram computadas 135 demissões na agropecuária, 393 na indústria, 170 na construção civil, 581 no comércio e 752 no setor de serviços.  Dentre os empregados em julho, 1321 são homens e 936 são mulheres. 

 A secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, reforça a importância do crescimento multissetorial da cidade e o trabalho da gestão atual.

 

“Esses resultados positivos na geração de empregos em Guarapuava são um reflexo do trabalho conjunto entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a iniciativa privada, que têm investido em políticas públicas e empreendedorismo para impulsionar a economia local. Com a diversidade econômica da cidade, temos a oportunidade de garantir a sustentabilidade do crescimento e maior resiliência em se tratando das crises setoriais. A geração de empregos vem em uma crescente desde o início deste ano e vamos continuar trabalhando em conjunto para fortalecer ainda mais o mercado de trabalho em nossa região”, disse.

 

Conforme Anne Mayara Macedo Silva, diretora de Departamento da Agência do Trabalhador de Guarapuava, a exemplo de meses anteriores, o setor de serviços é o que mais tem empregado pessoas no município. Em sua opinião, isto demonstra uma expansão nas mais diferentes frentes e na busca constante por mão de obra qualificada.

 

“Com os resultados do CAGED, notamos um aumento significativo no número de postos de trabalho no setor de serviços. Em julho, foram contratadas 815 pessoas na cidade para esta área, o que demonstra um crescimento significativo. No comércio, 624 trabalhadores encontraram uma vaga. A indústria também foi responsável por alavancar os números, uma vez que contratou 515 pessoas. Com isso, podemos dizer que Guarapuava está trilhando o caminho certo no que se refere à geração de empregos. Nos últimos anos, a economia do País passou por um período de incertezas, mas aos poucos, tanto Estados quanto Municípios estão se recuperando. Os dados do CAGED comprovam isso”, relatou Anne.

 

Conforme dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o município tem se destacado por sua diversidade econômica, o que torna o mercado de trabalho mais robusto e menos vulnerável a crises em setores específicos. De acordo com os mesmos dados, isso é importante para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social de Guarapuava.

 

“Os dados do CAGED mostram que Guarapuava está se consolidando como um importante polo econômico no Paraná e oferece boas oportunidades para quem busca trabalho na região. A expectativa é que essa tendência de crescimento se mantenha até o fim do ano, impulsionando a economia local e gerando mais empregos”, finalizou Janaína.