Guarapuava fará mapeamento de grupos de risco da Covid-19; edital seleciona cadastradores

13/04/2020

Em uma iniciativa inédita, Guarapuava terá um Programa de Mapeamento de Grupos de Risco da Covid-19. A proposta é mais uma ação municipal de enfrentamento à pandemia, que utilizará soluções inteligentes e tecnológicas a serviço da saúde pública. “O que faremos em Guarapuava é singular. Vamos mapear toda nossa população, identificando geograficamente, onde estão os guarapuavanos mais suscetíveis à contaminação pelo novo coronavírus. Também reuniremos dados sobre localização, condições de saúde, hábitos. Será um material valioso para nortear nossas decisões e medidas para o controle epidemiológico em tempo de pandemia e, também, para outras ações nessa área futuramente “, avaliou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

O Programa de Mapeamento de Grupos de Risco da Covid-19 será feito com dados coletados através de um aplicativo, cedido pela empresa Jacto, de São Paulo, e reunirá informações individuais sobre o quadro de saúde dos guarapuavanos.

“O levantamento será rápido, com um aplicativo que permitirá, em alguns minutos por residência, cadastrar aqueles que apresentam riscos de complicações em situação de infecção pela Covid-19. Porém, os dados serão muito úteis para outras situações de saúde. Esse é um exemplo único de uma cidade que mapeará a saúde de sua população. Só assim o planejamento em saúde pode ser ativo, com prevenção adequada, e não reativo, respondendo apenas às situações de urgência. Realmente, é Guarapuava cuidando da saúde de sua população”, explicou o coordenador do curso de medicina na Unicentro e integrante do programa no município, David Livingstone Alves Figueiredo.

“Com os dados em mãos, saberemos em quais pontos devemos atuar de forma mais acentuada, onde e como estão nossos idosos e, em caso de necessidade, conseguiremos traçar rapidamente estratégias de controle”, completou Cesar Filho.

EDITAL DE SELEÇÃO REMUNERADA PARA CADASTRADORES

Para atuar na coleta de dados, a Prefeitura abriu seleção de cadastradores, através de um edital. Serão convocados até 500 participantes que poderão se inscrever gratuitamente, no site da Prefeitura. Os selecionados receberão um treinamento sobre o levantamento e auxílio financeiro de R$ 200 pelo trabalho em campo. Vale destacar que o levantamento poderá ocorrer nos finais de semana, com carga horária mínima de 8h por dia. As atividades serão supervisionadas por uma equipe ou coordenador técnico designado. Para se inscrever, clique aqui.

Confira, abaixo, alguns requisitos para os cadastradores:

– Estar matriculado em cursos de graduação superior, pós graduação ou ser profissional técnico ou superior

– Possuir entre 18 e 45 anos de idade

– Possuir smartphone com sistema operacional android e acesso à internet para transferência das informações

– Possuir conta corrente em instituição bancária

– Adquirir por conta própria e portar máscaras e álcool em gel 70% durante a realização dos levantamentos

– Assumir eventuais custos com deslocamentos e alimentação para efetivação dos levantamentos

São parceiros dessa iniciativa a Unicentro, Faculdade Guairacá, Centro Universitário Campo Real e Ciag (Centro de Inovação no Agronegócio).