Notícias

Guarapuava encerra 2020 com 87,5% dos pacientes recuperados da Covid-19

31/12/2020

Guarapuava encerra ano de 2020 com 4.729 casos confirmados do Novo Coronavírus, o que corresponde a cerca de 2,5% da população, estimada em 182.644 habitantes. Isso é o que aponta o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira(31). Deste total, 531 pessoas são consideradas como casos ativos. Esse número indica uma queda de 46% no total de casos ativos desde o dia 17 de dezembro, quando eram 970 pacientes positivos com potencial de transmissão.

 

Os recuperados já somam 4.140 pessoas (87.5%) dos casos. Já os óbitos relacionados à Covid-19, confirmados por exames feitos pelo Lacen, Laboratório Central do Estado, em Curitiba, chegaram a 58, com a maioria das mortes ocorridas no mês de dezembro (26).

 

 

Considerando apenas os novos casos divulgados na última semana, a média móvel, nesta quinta-feira(31), é de 49 casos/dia, no entanto, como os resultados dos testes do tipo PCR realizados pelo Lacen demoram de 4 a 10 dias para ficarem prontos, esse número pode oscilar para mais. Analisando os números consolidados, houve uma expressiva queda a partir do dia 8 de dezembro, quando a média móvel chegou a 78 casos, se mantendo estável na última semana.

 

Outros dados importantes com relação a contaminação na cidade dizem respeito a faixa etária das vítimas da Covid-19 e do sexo desses pacientes. Até o momento, 42 das 58 pessoas tinham 60 anos ou mais (72%). Já os homens são a maioria, 36 dos 58 óbitos, ou seja 62% eram do sexo masculino.

 

Alerta

Em boa parte, isso é resultado das medidas restritivas adotadas pelo Município durante o período de alerta epidemiológico em 28 de novembro com ampliação das sanções e da fiscalização, e que foram endurecidas pelo Governo do Paraná a partir do dia 4 de dezembro com o toque de recolher e proibição de venda e consumo de bebidas a partir das 23h.

 

Porém, conforme previsão das equipes de Saúde, as festas de final de ano, reuniões familiares e as viagens nesse período de férias, devem elevar os índices de contaminação nas próximas semanas. Pra se ter uma ideia, hoje (31) 276 pessoas em Guarapuava têm suspeita de contágio e os casos estão em investigação. Destas, 224 apresentaram sintomas e procuraram o Call Center ou as Unidades de Saúde, a partir do dia 28 de dezembro, logo após o feriado de Natal.

 

Outro dado importante que deve ser considerado é a ocupação dos leitos de UTI do Hospital Regional de Guarapuava para onde são encaminhados os pacientes atendidos pelo SUS na cidade e região, que continuam com taxas de ocupação acima de 70% desde o dia 25 de dezembro, atingindo 100% de lotação nos dois últimos dias.