“Guarapuava é uma terra de oportunidades”, diz Cesar Filho durante visita de empresários alemães

19/01/2015

Na manhã desta segunda-feira (19), no Paço Municipal, o prefeito Cesar Silvestri Filho recebeu empresários alemães que afirmaram interesse na instalação de uma filial da empresa Horsch em Guarapuava. Os investidores do setor de implementos agrícolas pretendem instalar, no Paraná, a primeira unidade da América Latina. “Guarapuava oferece as condições necessárias para que a empresa se instale. É um município de tradição que está vivendo um grande ciclo de desenvolvimento com uma série de investimentos na área de infraestrutura. Podemos citar a ampliação do aeroporto, a nova ferrovia e a vinda da UTFPR. Guarapuava é uma terra de oportunidades”, afirma Cesar Filho.

Durante a visita, o prefeito enumerou as várias potencialidades que a cidade oferece à empresa. “Nosso setor industrial está em franco desenvolvimento e estamos atraindo novas empresas. Uma das vantagens é sua localização geográfica, bem no Centro do Paraná, facilitando a distribuição logística. A Horsch seria a primeira empresa no ramo de implemento agrícola, gerando estímulo e interesse”, reforça.

Segundo o diretor-proprietário da empresa alemã, Traugott Horsch, Guarapuava tem muitos elementos que podem colaborar com a instalação da empresa. “Fiquei muito satisfeito com esta primeira visita”, opina. O responsável pela empresa no Brasil, Denis Epp, informou que a Horsch tem filiais em vários países, como Estados Unidos, Rússia e Ucrânia. “Neste momento estamos procurando novas fronteiras e estudamos o Brasil há três anos. Nós percebemos que o produtor brasileiro está capitalizado e, cada vez mais, investindo em tecnologia. Guarapuava tem uma infraestrutura e uma logística bem interessantes”, avalia.

A empresa alemã produz implementos agrícolas de alta tecnologia. “A Horsch, uma empresa familiar que está em sua primeira geração, já conquistou seu espaço e possui um alto faturamento alto”, ressalta Epp, acrescentando que os investidores devem definir a cidade para a instalação da nova unidade até março, para que logo sejam iniciadas as obras. Também participaram da reunião os secretários municipais de Habitação, Flávio Alexandre, Executivo, Nélio Gomes da Costa, e de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, e o vereador Celso Costa. O prefeito e os visitantes estiveram na UTFPR e no terreno onde está sendo construída a unidade fabril da Araupel. “Dois meses após o lançamento da pedra fundamental da Araupel, vemos que as obras estão avançando muito rápido”, constata Cesar Filho.