Guarapuava é uma das duas cidades contempladas para receber o projeto ‘Educação Conectada’ no Paraná

29/04/2021

Guarapuava e Campo Mourão foram os municípios selecionados para representar o Paraná no Programa de Inovação Educação Conectada, por meio do Fundo Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB). Na manhã desta quinta-feira (29), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes e o secretário de Educação e Esporte, Renato Feder participaram do evento online, que celebra a publicação do contrato com o BNDES e o lançamento do Piá Conectado.

Estamos trazendo para nossos alunos a tecnologia inovadora que vai melhorar ainda mais a educação, os alunos que já estavam utilizando a tecnológica para as aulas e vão utilizar ainda mais no retorno as aulas presenciais, queremos ser exemplo de desenvolvimento em educação.” destacou o prefeito.

A deputada estadual, Cristina Silvestri, que fez parte das articulações para que Guarapuava estivesse entre os 399 municípios contemplados e não perdessem o prazo de contratação do recurso, além da articulação para que o projeto de lei que autorizava o investimento fosse rapidamente aprovado na Assembleia Legislativa, destacou a importância do projeto.

“Vamos oferecer a oportunidade de igualdade e condições, aos alunos que sonham em ter tablets e vão ter dentro da sala de aula. Vamos ter educação com versatilidade e a preparação do jovem de hoje para ser o cidadão de amanhã”, enfatizou, Cristina.

Os municípios receberão investimentos de cerca de R$ 5 milhões, para aquisição de equipamentos de informática, incluindo mais de 500 notebooks e mil tablets. O objetivo de aumentar o rendimento e o engajamento dos estudantes, além de promover a inclusão digital e reduzir o abandono escolar.  Para os alunos das escolas municipais que cursam até o 3º ano do Ensino Fundamental, os recursos digitais serão utilizados para acompanhamento e avaliação contínua dos estudantes, inclusive durante a alfabetização, coletando dados que auxiliem o professor a elaborar para os alunos.

Aos alunos do Ensino Médio, será aplicada a aprendizagem baseada em projetos integrados às tecnologias digitais. Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, além da aprendizagem por projetos, terão um método de letramento em Matemática e Língua Portuguesa por meio de ferramentas tecnológicas.

As escolas municipais de Guarapuava sorteadas foram:  Abilio F De Oliveira E M Ei Ef, Alcindo de Franca Pacheco, Antonio Lustosa de Oliveira, Benedita dos Santos, Carolina G Franco, Conrado G de Oliveira, Domingos Savio, Elcidia de S M Pereira, Fransciso Contini, Gabriel Hugo Rios, Hildegard Burjan, Hipolyta N de Oliveira, Ina Ribas Carli, Irene Guimaraes Pupo, Raul H Lupattelli, Ruy V Marques, Santa Cruz e São José.

COMPLEMENTO

De acordo com o Secretário de Educação, Pablo Almeida, Guarapuava fará o complemento do programa para atender toda rede de ensino, serão mais de 26 unidades. “Investiremos em mais equipamentos, treinamento da equipe e toda estrutura da rede, com roteadores de alto desempenho, que já estão sendo feitos nos CMEIs, para que todos tenha uma educação de qualidade”, explanou.

CONVÊNIO

O Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e Esporte, realizou a inscrição chamada pública do BNDES em 2018. A proposta foi selecionada no fim de 2019 e, em setembro de 2020, foi sancionada o Projeto de Lei nº 542/2020, que autoriza o Poder Executivo a receber os recursos do BNDES. A Seed-PR é responsável pela execução dos recursos do projeto, que deve ser concluído em até 24 meses após a data de publicação do contrato com o BNDES, que foi assinado na manhã desta quinta-feira.

O convênio contempla 28 municipais e 35 escolas estaduais, que correspondem a 100% das estaduais e 50% das municipais localizadas nas zonas urbanas dos municípios de Guarapuava e Campo Mourão.

Participaram Também estiveram presentes no evento o ex prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, Deputado Estadual, Douglas Fabrício, Deputado federal, Rubens Bueno, o Prefeito de Campo Mourão Tauillo Tezelli, Chefe do Núcleo de Guarapuava,  Edil Aparecida, chefia do núcleo de Campo Mourão, Ivete Keiko e demais autoridades.