Guarapuava participa do lançamento nacional da “Marca Brasil”

14/02/2023

A logomarca será usada em ações de promoção turística e comercial do país no exterior.

Nesta terça-feira (14), a “Marca Brasil” será projetada na Casa do Imigrante em Guarapuava, sede da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. A ação é promovida pelas agências brasileiras que administram o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Dessa maneira, as agências estão retomando a utilização da antiga logomarca que o país utilizou como Nation Brand, entre 2005 e 2019. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

A “Marca Brasil” foi concebida para valorizar o colorido da identidade do Brasil.  O verde representa as florestas; o amarelo o sol, a luz e as praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro.

“É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta. A marca está conectada com um Brasil que respeita e valoriza a diversidade de nosso povo, e um Brasil que tem compromisso em conservar nossa biodiversidade e avançar na neutralização das emissões de carbono”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“Guarapuava faz parte da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), e recebeu o convite para fazer parte deste momento. Estar participando de uma ação conjunta como esta, significa um momento de união e de muita importância para o turismo de nossa cidade, pois estaremos juntos com cidades que são grande destaque no setor do turismo nacional e internacional”, destacou a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila.

As cidades que participarão do lançamento são: Mata de São João (Bahia), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Natal (Rio Grande do Norte), Brasília (Distrito Federal), Maceió (Alagoas), Blumenau (Santa Catarina), Rio Branco (Acre), Grão Mogol (Minas Gerais), Gramado (Rio Grande do Sul), Paraty (Rio de Janeiro), Belém (Pará), Bonito (Mato Grosso do Sul) e Teresina (Piauí). Já no Estado do Paraná, somente a capital Curitiba e Guarapuava participam da ação.

SERVIÇO

Em Guarapuava, a “Marca Brasil” será projetada na Casa do Imigrante, sede da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos. O evento vai acontecer a partir das 19h45, nesta terça-feira (14).

Endereço: Rua São Paulo, n° 520, no bairro Bonsucesso.