Guarapuava é referência na regulamentação de incentivos a eventos esportivos

08/10/2021

Na última quarta-feira (06), a Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SMER), representada pelo assessor de Projetos Esportivos, Fábio Roberto Lustosa, esteve em Pinhão para uma reunião da 10° Regional de Esportes, composta por 31 municípios, incluindo Guarapuava.

Durante o encontro, Fábio apresentou a Lei 2270/2014 de Incentivo ao Esporte e o Decreto 3957/2014, que regulamenta e permite o repasse financeiro para entidades e atletas que mantêm projetos esportivos. De acordo com o assessor, Guarapuava é pioneira neste tipo de regulamentação municipal. “Nós queremos servir de referência para os outros municípios da 10° Regional, para que eles possam entender como tudo funciona e repliquem esse modelo”, declarou.

A lei permitiu que a Prefeitura concedesse apoio a eventos, atividades e projetos, relacionados a pessoas físicas (atletas) e jurídicas (instituições sem fins lucrativos). Para o Secretário de Esportes, Milton Roseira, a regulamentação desse apoio não só facilita a realização desses eventos, como também oferece oportunidades aos atletas.

“Ser pioneiro em algo assim é extremamente positivo para Guarapuava. O apoio que damos aos atletas, as portas que abrimos, tudo isso é fruto desse amparo legal e da visão que a Administração tem sobre o desenvolvimento do esporte. Tanto a lei quanto o decreto, criados em 2014, tiveram grande incentivo por parte do Prefeito Celso Góes, que na época era Secretário de Esportes”, destaca Miltinho.

Neste ano, a SMER oferece suporte para 20 instituições esportivas sem fins lucrativos e 5 atletas.