Guarapuava é reconhecida como referência nacional na prevenção de drogas

07/05/2014

Pela segunda vez em menos de três dias, Guarapuava é notícia em todo o país de maneira positiva. A CNM (Confederação Nacional dos Municípios) publicou reportagem reconhecendo a cidade como referência brasileira na prevenção de drogas. “Guarapuava é exemplo sobre políticas públicas sobre drogas. Ações de prevenção, combate e recuperação de dependentes químicos têm servido como uma política modelo para outras cidades brasileiras há pouco mais de um ano”, diz um trecho do texto. “A reportagem da CNM reforça a nossa visão de que estamos no caminho correto neste assunto, algo que a sociedade guarapuavana também tem defendido”, opina o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A reportagem, publicada nesta segunda (05), reconhece que a criação em 2013 do Departamento Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas foi uma decisão correta e importante. O departamento é vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Guarapuava. No domingo, a revista Veja (o maior magazine de notícias gerais da América Latina) destacou o município de Guarapuava como modelo de empreendedorismo econômico para todo o Brasil (clique em http://www.guarapuava.pr.gov.br/noticias/resumo-de-noticias-24/ para conferir a reportagem).

O departamento, destaca a CNM, contratou uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, educadores, enfermeiros e psicólogos, entre outros profissionais. “O objetivo é disponibilizar uma rede de cuidados aos usuários de drogas e seus familiares”, continua a reportagem. “É a primeira vez que uma administração municipal encara essa responsabilidade contratando equipe multidisciplinar e muitos municípios estão solicitando o nosso know how”, afirmou recentemente o coordenador do departamento, Giovani Caetano Jaskulski.

Um das iniciativas do departamento e da Secretaria de Assistência Social foi a realização do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada no ano passado, com a parceria da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e das secretarias municipais de Saúde e de Educação. Representantes de entidades, conselhos, Ongs, órgãos públicos, comunidades terapêuticas, igrejas e de segurança lotaram a Faculdade Campo Real para dialogar em rede. “Todos nós, juntos, temos de ser protagonistas, discutindo, planejando e executando ações, formando uma grande rede de proteção”, destacou na época a então secretária municipal de Assistência Social, Cristina Silvestri.

Por fim, o texto da CNM destaca que a entidade defende a importância da formação de uma rede integrada de serviços, já que “a questão das drogas não afeta somente o usuário. “A entidade valoriza a iniciativa de Guarapuava e a vê como um exemplo para a gestão municipal”, arremata a confederação. O teor completo da matéria está disponível em http://www.cnm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=27927&catid=34&Itemid=132.