Notícias

Guarapuava é habilitada para nova etapa de seleção da estratégia nacional de Destinos Turísticos Inteligentes do Ministério do Turismo

10/05/2023

Se for classificada para próxima etapa, a cidade vai receber consultorias para elaboração de um plano de transformação e planejamento de um sistema de gestão de DTI

 

Guarapuava está entre os 42 municípios do Brasil habilitados pelo Ministério do Turismo (MTur) na primeira etapa do processo de seleção para estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes, DTI’s. O anúncio da lista de classificados ocorreu nesta terça-feira (09.05). O resultado leva em consideração as estruturas de acessibilidade, tecnologia e governança, além da análise de diversos dados, como conectividade, avanço tecnológico, capacidade de inovação etc., e diferentes índices como o desenvolvimento dos municípios e o índice das cidades empreendedoras da ENAP.

 

Agora, na segunda etapa, será feita a análise dos documentos classificatórios e a definição das 10 cidades com melhor pontuação que participarão da estratégia. “No ano passado realizamos um amplo diagnóstico do setor. Nossa cidade tem um grande potencial e isso foi demonstrado com essa classificação. Estamos entre as 42 duas cidades brasileiras que podem receber esse projeto. Os Destinos Turísticos Inteligentes levam em consideração aspectos como acessibilidade, sustentabilidade e inovação. Isso atrai mais investimentos, fortalece a economia e o setor turístico com a melhoria das atrações e serviços”, comentou o prefeito Celso Góes.

 

O projeto do MTur quer transformar as cidades em DTI’s ao oferecer um diagnóstico que apontará um plano para o desenvolvimento do turismo local e a capacitação de gestores do setor. Segundo a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, Guarapuava está madura e vem investindo em diversas áreas fundamentais para oferecer uma experiência mais inteligente, criativa e interativa com os turistas.  “Nós formamos um grupo de trabalho que avaliou cada um dos eixos estruturantes. Hoje, temos plena consciência de nosso potencial e segurança ao definir quais são as prioridades de investimento para crescermos como polo turístico inteligente. É claro, será ótimo se conseguirmos estar entre as dez classificadas e recebermos as consultorias e o apoio do Ministério do Turismo para nos tornamos um Destino Turístico Inteligente. Isso vai consolidar o trabalho e acelerar esse processo”, defendeu Katriane.

 

O resultado preliminar deve sair no dia 26 de maio e o final será anunciado no dia 7 de junho de 2023. Esta é a segunda edição do Projeto Estratégico do MTur. Anteriormente, Curitiba foi a única cidade paranaense participante. Nesta segunda edição, além de Guarapuava, outras nove fazem parte da lista, sendo Campo Mourão, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Pontal do Paraná e São José dos Pinhais.

 

DTI Paranaense

Guarapuava já integra o grupo de Destinos Turísticos Inteligentes do estado, organizado pelo SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná. O lançamento do projeto será realizado no dia 25 de maio aqui na cidade.

 

O que é um DTI?

Um Destino Turístico Inteligente é aquele que gerencia seus processos e seu território de forma inovadora e sustentável, comprometido com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas. Além disso, para fazer parte dos Destinos Inteligentes o município precisa se esforçar em resolver problemas de áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, de forma inovadora e com o uso de tecnologias.