Notícias

Guarapuava é classificada, pelo terceiro ano consecutivo, em ranking da Urban Systems

11/09/2023

Em 2023, Guarapuava ficou entre as 50 melhores cidades do Brasil em urbanismo.

 

O ranking Connect Smart Cities 2023, desenvolvido pela equipe da plataforma Urban Systems, classifica cidades do Brasil em diferentes categorias. O trabalho tem o objetivo de promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre governo, entidades e empresas, focando em atender as necessidades do cidadão, para que as cidades brasileiras possam se tornar mais inteligentes e conectadas.

 

Os princípios do Connect Smart Cities para a construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis são: integração, inovação, colaboração, transparência e foco nas pessoas. As categorias de ranking são divididas em Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Saúde, Segurança, Educação, Empreendedorismo, Governança, Economia e Energia.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, Guarapuava foi destaque em uma das categorias da pesquisa. Junto dela, outras onze cidades do Paraná ficaram entre os 100 melhores municípios no recorte de Urbanismo, são eles Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Apucarana, Cascavel, Curitiba, Umuarama, São José dos Pinhais, Rolândia, Castro e Pato Branco.

 

A nota máxima para a categoria de Urbanismo é 9,5, divididos entre:

  • 1,5 pontos para despesas pagas com urbanismo por habitante.
  • 1,0 ponto para questões relacionadas às leis de zoneamento, operação urbana e plano diretor estratégico, porcentagem da população vivendo em densidades populacionais médias e altas, cadastro imobiliário (informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão), atendimento urbano de água e esgoto.
  • 0,5 pontos para os demais indicadores: outros modais de transporte e emissão de alvará on-line.

 

Dessa forma, Guarapuava conquistou o 32° lugar, com 7,118 pontos. A maior nota da categoria foi da cidade de Santos, em São Paulo, com 7,915 pontos. Para mais detalhes, é possível acessar a pesquisa AQUI.

 

Para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, alguns dos fatores que proporcionam grande eficiência no urbanismo de Guarapuava são o zelo com as praças e parques, a pavimentação, as calçadas, a zeladoria, o alto índice do tratamento de água, feito pela SANEPAR, além da acessibilidade. “Desde que eu assumi a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, no início da gestão do prefeito Celso Góes, sempre tive uma premissa aqui na Secretaria: todos os nossos projetos saem daqui com acessibilidade, levando-se em consideração a mobilidade urbana e a sustentabilidade. Todos os nossos projetos são voltados ao meio ambiente”, destacou.

 

O Geo Guarapuava é um aplicativo desenvolvido dentro da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, que dá uma visão cartográfica e estatística da cidade. Dentro do Geo Guarapuava, é possível checar o plano de drenagem, o plano diretor, zonas específicas para construção e os locais pavimentados. O aplicativo reúne ainda, uma série de informações, envolvendo também outras secretarias, como saúde, educação, finanças, dentre outras,  

 

“O Geo Guarapuava, a meu ver, foi o grande carro-chefe que nos levou mais uma vez a essa classificação, em termos de urbanismo, entre os melhores do País. E temos outros atores, eu diria que muito colaboraram para isso. A digitalização do sistema do município de Guarapuava é um deles. Hoje você emite alvarás, aprova projeto, emite o ITBI e o IPTU, tudo on-line. Hoje você insere processos dentro da prefeitura de Guarapuava sem sair de casa, além de ter uma devolutiva do que está acontecendo em casa também”, comentou o secretário.

 

Outro fator mencionado po Paulo Dirceu para a posição de Guarapuava no ranking foi a recente contratação do veículo da Mapzer, que funciona com inteligência artificial, tornando possível identificar problemas nas ruas com antecedência. “É uma série de situações e de itens que temos à disposição. Principalmente, uma grande parceria entre a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, a Secretaria de Finança, a SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), a Secretaria do Meio Ambiente, entre outras, que fizeram com que nós atingíssemos esse fantástico item classificatório no urbanismo entre as melhores do Brasil”, explicou.

 

“Acho que o reconhecimento de um trabalho que é feito com muita dedicação, com muito zelo, somente nos motiva para continuar trabalhando, melhorando e atuando incisivamente nesta área fascinante que é o urbanismo. É fundamental que as pessoas possam andar numa rua pavimentada, possam ter mobilidade em calçadas adequadas, possam ter água, esgoto tratado, possam ter uma iluminação de primeiro mundo, possam andar seguramente. É fundamental que as pessoas tenham praças e parques para se divertir, para que possam ter momentos de lazer quando não estão no seu trabalho ou não estão estudando. Isso é qualidade de vida, isso é saúde. É isso que o ser humano almeja”, finalizou o secretário.