Notícias

Guarapuava é classificada para a etapa final de seleção da Virada Cultural Paraná 2014

25/07/2014

Os guarapuavanos já podem comemorar mais um passo para a realização da 2ª Virada Cultural em Guarapuava, que poderá ser realizada nos dias 15 e 16 de novembro.

Depois de uma seleção, feita pelo Governo do Estado, para analisar quais cidades estariam aptas a receber mais uma edição do evento, Guarapuava foi classificada para a etapa final de seleção da Virada Cultural Paraná 2014. “Essa é uma grande conquista para a nossa cidade. Mais uma vez estamos demonstrando que unidos podemos buscar projetos que estimulem o desenvolvimento cultural da nossa cidade e a equipe do Departamento de Cultura do município, que inscreveu nossa cidade no projeto, tem grande mérito nesta etapa vencida”, comemora o prefeito Cesar Silvestri Filho.

No total, 13 projetos foram recebidos pela Secretaria de Estado da Cultura, mas apenas oito cidades atingiram pontuação necessária para avançar para a próxima etapa de análise da documentação. As cidades classificadas foram Toledo (100pts), Guarapuava (97pts), Paranavaí (95pts), Umuarama (94,2pts), Foz do Iguaçu (90,6 pts), Francisco Beltrão (84,4pts), São José dos Pinhais (79,4pts) e Maringá (78,2pts). Ponta Grossa, Londrina, Campo Mourão, Apucarana e Cianorte não foram classificadas. “Mais uma vez Guarapuava fica à frente de grandes cidades paranaenses e isso demonstra que estamos no caminho certo, buscando projetos para incentivar o desenvolvimento cultural em Guarapuava e mostrar o potencial de nossa cidade para todo o Paraná”, explica a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.

As propostas foram avaliadas por uma Comissão composta por membros da equipe técnica da Secretaria e suas vinculadas. A qualidade das atividades propostas, o alcance (artístico, educacional e social) e as atividades de arte e educação no trânsito estavam entre os critérios de seleção.

Virada Paraná 2014 – Ao final do processo, as cidades selecionadas receberão o apoio da SEEC para a montagem do palco Conexões, que deve receber cinco atrações culturais: duas de renome nacional e três grupos musicais paranaenses. Não haverá repasse de recursos financeiros para os selecionados no edital. A edição deste ano também é realizada em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e os projetos apresentados devem contemplar atividades educativas e culturais que promovam o tema “Educação no Trânsito e Mobilidade Urbana”.

Recurso – Os municípios que não tiveram seus projetos classificados podem entrar com recurso até o dia 1º de agosto. A data a ser considerada para recebimento dos recursos será a da postagem do envelope.