Notícias

Guarapuava é a primeira cidade do Brasil a receber selo de eliminação de transmissão vertical da Sífilis 

25/11/2022

O município também recebeu o selo pela erradicação da transmissão vertical de HIV. A transmissão vertical ocorre quando a mãe passa a doença para o filho, podendo ser durante a gestação, no nascimento ou, em alguns casos, na amamentação. 

 

A Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu o selo de primeira cidade do Brasil a eliminar a transmissão vertical de Sífilis. Além disso, o município também recebeu o selo pela erradicação da transmissão vertical de HIV. A transmissão vertical ocorre quando a mãe passa a doença para o filho, podendo ser durante a gestação, no nascimento ou, em alguns casos, na amamentação. 

 

Para Chayane Andrade, secretária de Saúde, a conquista representa que todo o trabalho e esforço está gerando resultados. 

 

“Estamos trabalhando ao longo dos anos para ver esses resultados chegarem, poder trazer essa notícia boa para o município. Todo o cuidado materno infantil, o trabalho que a Clínica da Mulher faz do monitoramento, o acompanhamento da gestante e da criança na primeira infância, o trabalho das nossas trinta e três UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), a Vigilância em Saúde e o SAE foram analisados em busca deste selo. E conseguir esse marco histórico mostra que nosso trabalho está gerando bons frutos”, enfatizou Chayane.

 

Conforme o diretor do departamento de Vigilância em Saúde, Hiagor Silva, as ações desenvolvidas para receber essa conquista para o município, se devem principalmente ao programa Mamãe Guará, que está em funcionamento desde 2013.

 

“O projeto Mamãe Guará reformulou todo o pré-natal do município. Agora, a gente tem muito mais testes sendo feitos, um atendimento muito mais integrado entre todas as partes da Secretaria de Saúde e também com outros órgãos, caso seja necessário. Além do trabalho de conscientização de todos os funcionários, na questão dos atendimentos, dos enfermeiros, dos médicos e da maternidade. Foi um trabalho em conjunto muito bonito”, relatou Hiagor.

 

Por meio dessa conquista, o município recebeu destaque nacional. O que comprova a eficácia do atendimento aos mais vulneráveis, ou seja, as crianças da primeira infância. 

 

“Estamos conseguindo garantir a saúde daqueles que são mais vulneráveis, que são justamente as crianças da primeira infância. Então, essa é uma conquista que traz à tona que nós do município damos total garantia para essas crianças, para que elas já comecem a se desenvolver dentro de todas as suas condições, possibilidades e potencialidades”, finalizou Hiagor Silva.