Guarapuava cresce e se consolida como polo de investimentos na construção civil no Paraná

01/02/2020

Guarapuava vive um novo e excelente momento. Ao olhar para a cidade, em todos os bairros, é possível observar o alto número de obras públicas e privadas em diferentes setores. E uma prova de que a cidade está crescendo exponencialmente são os dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea PR), com relação ao no número de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) em Engenharia Civil.

A regional de Guarapuava foi destaque no cenário paranaense com um aumento de 15% nas emissões de ARTs entre 2017 a 2019. “A união de esforços públicos e privados feitos nos últimos anos em Guarapuava transformaram a cidade. Temos o aeroporto municipal, construção do shopping, do campus da UTFPR e de dois novos hospitais, além dos cursos de medicina, duplicação dos acessos à Guarapuava e a ampliação da rede de esgoto”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

No Paraná foram registradas mais de 193 mil ARTs em engenharia Civil, maior índice desde 2015. Em Guarapuava, o número de fiscalizações ultrapassou a marca de 1.730, registrando o maior crescimento no Paraná. “Sabemos que as construções civis são um termômetro para a economia e, ser destaque em todo o Paraná, que é uma referência ao Brasil, nos alegra, motiva e mostra que estamos no caminho certo do desenvolvimento”, disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovações, Sandro Abdanur.

De acordo com as informações do Crea-PR, a política econômica tem se mostrado cada vez mais favorável, dando mais confiança para os investimentos. “Construímos um ambiente propício para que Guarapuava esteja no olho do furacão das boas notícias, principalmente com a desburocratização dos serviços. A partir de agora, a cidade se consolida como potencial dos grandes investimentos também na área da tecnologia e inovação, com a criação do Centro de Inovação Tecnológica e do Instituto de pesquisa para o câncer”, finalizou Cesar Filho.

De 2017 a 2019, Guarapuava teve um aumento de 15% no número de ARTs de construção civil.