Notícias

Guarapuava contará com novo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)

30/11/2021

A partir deste dia 1º de dezembro, Guarapuava contará com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Com ele, o usuário receberá a notificação de trânsito via e-mail ou app, e pode ter um desconto de 40% para pagamento antecipado da multa. O SNE também possibilita que o condutor ou proprietário do veículo tenha acesso a detalhes de suas infrações. “Isso vai permitir o conhecimento imediato das notificações, evitando com isso alguns transtornos causados por falta de ciência das infrações cometidas”, explica o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos.

 

O SNE foi desenvolvido pelo Governo Federal por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), atualmente denominada SENATRAN, e pelo Serpro. Para ter acesso ao sistema é necessário fazer um cadastro no portal do Governo Federal (gov.br) ou ter um certificado digital. Depois disso, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e confirmar a adesão ao SNE

 

Com a conclusão do cadastro, o usuário tem a possibilidade de inserir dados dos veículos em seu nome e fazer o acompanhamento. O sistema traz, eletronicamente, informações das notificações de autuações e penalidades dos órgãos autuadores que aderiram ao SNE. O usuário poderá inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer tempo.

 

Para aproveitar e ter acesso ao benefício do desconto no pagamento, o usuário deverá reconhecer a infração cometida e efetuar o pagamento antecipado das infrações cometidas. O sistema também possibilitará que sejam contempladas com os benefícios do SNE as infrações cometidas a partir do dia  01 de julho de 2021, caso ainda possuam prazo recursal.