Notícias

Guarapuava conta com ecopontos para descarte correto de resíduos

08/04/2022

Visando o descarte correto de resíduos, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG) conta com diversos pontos para a destinação de materiais. A ação tem o objetivo de evitar que ocorra a degradação do meio ambiente, devido a disposição inadequada  dos resíduos. Seguindo a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos 12.305/2010, que regulamenta a coleta desses resíduos nos municípios, a cidade de Guarapuava já adiantou o cronograma de instalação desses ecopontos. 

 

O município de Guarapuava, pensando no melhor descarte desses materiais, fez uma cobrança em conjunto com o Grupo R20, que discute a gestão de resíduos em todas as cidades do Paraná. Aqui na cidade, o cronograma de implantação foi adiantado e os ecopontos foram implantados, estes pontos são de suma importância para a população dispor de forma adequada seus resíduos, garantindo a destinação final correta”, destaca o assessor da SEMAG, Cléverson Dias Mayer.

 

Entre os resíduos com pontos para descarte correto, estão lâmpadas fluorescentes, pneus inservíveis, pilhas e baterias, embalagens plásticas de óleo lubrificante e óleo lubrificante usado, embalagem de agrotóxicos, medicamentos vencidos ou em desuso, resíduos recicláveis em geral, óleo vegetal e eletrônicos inservíveis. 

 

A secretaria destaca que o descarte adequado é importante, pois previne que esses materiais possam poluir solos, mananciais e rios e, consequentemente, contaminar grande parte da população de uma cidade.  “Precisamos da colaboração da população para que estes resíduos sejam separados nas residências e levado até estes ecopontos”, finalizou o assessor

 

Confira os pontos de coleta e o que podem ser descartados, aqui