Notícias

Guarapuava conquista 2º lugar no Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae em 2020 e 2021

24/11/2021

O Município de Guarapuava recebeu o Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae referente aos anos de 2020 e 2021. Em ambos, a cidade ficou em 2º lugar na categoria de municípios com população entre 100 e 200 mil habitantes. Os prêmios foram entregues durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, que está sendo realizado em Foz do Iguaçu, organizado pela Fomento Paraná e Sebrae/PR. 

 

“O reconhecimento pelo trabalho de fomento ao crédito realizado em Guarapuava nos últimos 2 anos foi significativo e especialmente em 2020, quando liberamos mais de 5 milhões para fortalecer o empreendedorismo e auxiliar na recuperação dos negócios diante das dificuldades impostas pela pandemia”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.

 

A parceria com a agência de crédito do Governo do Estado, Fomento Paraná, é uma  política pública de desenvolvimento local e, neste ano, passou a fazer parte do eixo Fomenta do programa EMPRIME, lançado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae para a retomada do crescimento econômico na cidade e fortalecimento do empreendedorismo. “Um dos propósitos do programa é gerar desenvolvimento através da força empreendedora que temos no município, e para isso precisamos criar um ambiente empresarial favorável, com projetos de auxiliarem os empreendedores nas suas empresas”, pontuou Ana Cláudia Klosouski Andrade, coordenadora do programa EMPRIME. 

 

A entrega do Prêmio Estadual de Microcrédito Fomento Paraná e Sebrae 2021 foi realizada na manhã desta quarta-feira (24), reconhecendo os municípios com melhor desempenho em volume de operações de microcrédito. Guarapuava soma mais de 7 milhões liberados em crédito e 1.038 empresas beneficiadas com financiamentos da Fomento Paraná. Já o prêmio referente ao ano de 2020, foi entregue nessa terça-feira (23). Além da coordenadora do Emprime, Ana Cláudia Klosouski, também participaram da cerimônia os agentes Fernando Stedelle e Lidiane Orane, representando a Agência do Empreendedor de Guarapuava. 

 

O superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, afirmou que o prêmio é um reconhecimento do trabalho que os agentes realizam nos municípios e o impacto que isso gera. “Orientando os empresários, facilitando o acesso ao crédito, eles ajudam a promover o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, declarou Tioqueta.

 

O Prêmio Estadual de Microcrédito é dividido por categorias conforme faixas de tamanho da população, com troféus entregues para os municípios que se destacam em primeiro, segundo e terceiro lugares para categorias até 10 mil habitantes, até 20 mil, até 50 mil, até 100 mil e acima de 200 mil, além do campeão geral.

 

ENCONTRO ESTADUAL

O Encontro Estadual de Agentes de Crédito reúne mais de 250 agentes de crédito que atuam na intermediação de operações de microcrédito em 283 prefeituras, salas do empreendedor e agências do trabalhador, buscando maior integração da rede de agentes, melhorando o serviço do programa de microcrédito aos empreendedores paranaenses.