Notícias

Guarapuava começa a aplicar a vacina contra a covid-19 em pessoas com 59 anos nesta sexta-feira

03/06/2021

Começa nesta sexta (04), em Guarapuava, a vacinação da covid-19 para a população em geral, começando com as pessoas de 59 anos que completam 60 anos até dezembro de 2021. Serão aplicadas nesse público as vacinas AstraZeneca e Pfizer, porém, nesta sexta-feira (03), a vacina da Pfizer estará disponível somente após às 12h.

 

“Começamos a vacinação da população em geral primeiro para aqueles que possuem 59 e vão completar 60 anos ainda em 2021, depois abriremos para pessoas com 59, depois 58 e assim por diante. Esse chamamento e ampliação das idades será feito de acordo com os planos de vacinação, nacional e estadual, e claro, conforme a chegada de doses ao município”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica e coordenadora da vacinação, Chayane Andrade.

 

Simultaneamente a vacinação da população em geral, continuam sendo realizadas as vacinas nas pessoas dos grupos prioritários. Há de se ressaltar, que quando um novo grupo é aberto, a vacinação desse grupo permanece ativa sempre. Por isso, a vacinação continua para os grupos prioritários que já foram chamados, como é o caso das pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de idosos, e ainda não tomaram a vacina.

 

A chamada atual é para pessoas com comorbidades, pessoas cadastradas no BPC, pessoas com deficiência permanente e pessoas com síndrome de down. Todas desde que tenham 18 anos. 

 

A vacinação dos profissionais de saúde também segue sendo realizada para os profissionais que se cadastraram e estão sendo chamados para tomar a vacina. Segundo a secretaria de saúde, a expectativa é zerar a fila de espera desses profissionais nos próximos dias.

 

Para as grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), a vacina aplicada é a da Pfizer. Exclusivamente nesta sexta-feira (04), por conta da logística e preparação da vacina, a aplicação para grávidas e puérperas será feita a partir das 12h.

 

Para os profissionais da educação básica a vacinação já começou, mas neste momento está suspensa por conta da falta de vacinas destinadas a este grupo. Até o momento, 1.223 profissionais já receberam a primeira dose.

 

Outro grupo que começa a ser vacinado nesta sexta são os profissionais relacionados à Assistência Social (CRAS/CREAS/CASAS/Unidades de Acolhimento) que tenham acima de 40 anos.

 

A aplicação da segunda dose também segue para quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca há 3 meses. Já para aqueles que tomaram a Coronavac, e já completaram o período de 28 dias da primeira dose, precisam aguardar pois a vacinação está suspensa pela falta de doses, e o município aguarda a chegada de uma nova remessa.

 

Até esta quinta-feira (03), foram vacinadas 45.456 pessoas com a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 em Guarapuava, quase 25% da população estimada da cidade. Já com a segunda dose 15.405 pessoas já garantiram a imunização. 

 

“Todas as vezes que temos um quantitativo elevado de doses ampliamos a vacinação e atendemos em horário estendido justamente para vacinar o máximo de pessoas. Nesse momento é importante reforçar para as pessoas ficarem atentas às informações escritas nas carteirinhas para a aplicação da segunda dose da vacina”, reforçou Chayane. 

 

A vacinação contra a covid-19 em Guarapuava é realizada no Centro de Vacinação que fica na Praça Cândido Xavier em frente à prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 16h.