Guarapuava cada vez mais empreendedora

01/07/2015

Guarapuava é reconhecida no Paraná pela visão administrativa de incentivo à formalização dos MEI (Micro Empreendedores Individuais), abertura de novos negócios, desburocratização e facilidade no acesso a crédito. Um processo que começou com a implantação do programa Guarapuava Empreendedora pela atual administração municipal. Foi na Agência do Empreendedor, que funciona no Paço Municipal, que Magda Dela Justina, 25 anos, garantiu o crédito para ampliar sua mercearia, no bairro Planalto. “A agência viabilizou o empréstimo com 1,13% de juros, bem menos que os bancos cobram. Vou poder comprar um refrigerador quatro portas, um verdureiro e uma estufa para pão. Trabalhar no ramo alimentício está me deixando muito otimista”, declara.

Em 10 meses, a Agência do Empreendedor emitiu 600 alvarás de abertura e formalização de MEI, além de fazer 2.000 atendimentos. “A administração municipal dá suporte aos micro empreendedores, fomentando geração de renda e emprego”, aponta o prefeito Cesar Silvestri Filho. “Os empreendedores recebem todo o suporte de uma equipe capacitada para tornarem-se gestores administrativos, sendo competitivos no mercado. Para isso, a Prefeitura de Guarapuava  mantém diversas parcerias”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, referindo-se à Acig, Unicentro, Sebrae e instituições de crédito, como a Fomento Paraná.

A cabeleireira Marizel Fátima Scarpin também obteve suporte na Agência do Empreendedor. Após 25 anos trabalhando em salões de beleza, ela concretizou o sonho de ter o próprio empreendimento. Agora, Marizel e o esposo vivem um novo momento, com muitos projetos. “Nós sabemos trabalhar no dia a dia, mas faltava inovar e isso aprendemos durante um curso sobre vendas. Voltamos com muitas ideias para chamar mais atenção, como promoções na minha fan page e o cadastro dos clientes para oferecer vantagens em datas especiais, por exemplo”, destaca Marizel.

A coordenadora do Programa Guarapuava Empreendedora, Ana Cláudia Klosouski, esclarece que a agência também auxilia aos MEIs a participação em licitações. “Essa é outra importante vantagem da formalização. Assim os micro empreendedores individuais podem prestar serviço a órgãos públicos, ampliando sua renda, seus negócios e gerando emprego a outras pessoas”, ressalta. Segundo Ana Cláudia, para ser MEI, o autônomo deve ter receita bruta anual igual ou inferior a R$ 60 mil e não possuir ou ser sócio de outra empresa. “O MEI pode emitir nota fiscal, tem benefícios previdenciários, além de acesso a serviços financeiros específicos e de baixo custo”, enumera. Todos os serviços da agência são gratuitos.

Por esse e outros motivos, Thaís Prestupa decidiu pela formalização. As vendas em sua loja de confecções e acessórios cresceram com a aquisição de uma máquina de cartão de crédito e mais mercadorias, entre outras melhorias. “Eu continuo vendendo roupas de casa em casa e abri uma loja. São muitas as vantagens para quem tem CNPJ. Para mim, um deles foi o acesso ao crédito”, relata a moradora do bairro Conradinho. Assim como Thaís, os MEIs de Guarapuava podem contar com uma importante ferramenta de divulgação. “A agência realiza cadastro de MEIs em um portal para aproximar clientes dos produtos e serviços oferecidos em Guarapuava, o Portal do Empreendedor”, informa Ana Cláudia, acrescentando que a agência atende também microempresários e empresários.

Serviço

A Agência do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 12 às 17h. Mais informações pelo telefone (42) 3621-3097 ou no e-mail gempreendedora@guarapuava.pr.gov.br