Notícias

Guarapuava amplia campanha de vacinação

07/06/2021

O Plano Nacional de Vacinação define os grupos prioritários para a sequência da imunização contra a Covid-19. Das 29 categorias divididas, 12 grupos já foram imunizados pelo menos com a primeira dose.

 

Em Guarapuava a vacinação obedece a subdivisões dentro do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Assim que cheguem novas doses serão atendidas comunidades ribeirinhas, trabalhadores do sistema prisional, população privada de liberdade, e trabalhadores da assistência social.

 

Os imunizantes que vão permitir ampliar as faixas de proteção da população são da Covishield, desenvolvido em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford.  O lote ainda segue atendendo pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave; forças de segurança e salvamento; e trabalhadores da educação do ensino básico.

 

Hoje (07), a campanha Guarapuava Imunizada ampliou a faixa etária da população geral para 56 anos. A Claudia Petroski, 56 anos, chegou logo pela manhã para receber a primeira dose do imunizante. “Estou muito feliz e estava ansiosa para chegar a minha vez e hoje eu fui vacinada. Espero que chegue para todo mundo, para que possamos retomar as nossas vidas como era, trabalhar, passear sem se preocupar com esse vírus”, destacou.

 

A imunização segue na Central de Vacinação. Com a primeira dose para pessoas com comorbidades (acima de 18 anos), pessoas cadastradas no BPC (acima de 18 anos), pessoas com síndrome de Down (acima de 18 anos), pessoas com deficiência permanente (acima de 18 anos), profissionais da saúde chamados por meio do cadastro prévio, profissionais da Assistência Social (CRAS/CREAS/CASAS/Unidades de Acolhimento) acima de 30 anos, trabalhadores da educação do ensino básico com idade acima de 30 anos e profissionais de segurança e salvamento já agendados.

 

2ª dose

Começa agora a aplicação da segunda para as pessoas imunizadas com a vacina da AstraZeneca há três meses. O idoso ou algum familiar deve conferir a data marcada na carteirinha. Basta levar esse comprovante para receber a segunda dose.

 

A Secretaria de Saúde aguarda o recebimento de novos lotes de Coronavac para seguir com a aplicação da dose de reforço. Também está suspensa a vacinação de mulheres grávidas ou que tiverem bebê nos últimos 45 dias (puérperas).

 

Balanço da Campanha

O maior público vacinado até agora é dos idosos (acima de 60 anos), com 23.043 pessoas; em segundo está o de pessoas com comorbidades (diabetes, hipertensão, obesidade, etc..), com 15.399. No sábado (05), a campanha atingiu a marca de 25,96% da população vacinada com ao menos a primeira dose, ou seja, 47.416 guarapuavanos. Desse total, 15.627 pessoas receberam as duas doses.