Notícias

Grupo de idosos integrantes do SCFV participam de ação sobre saúde dos Rins desenvolvida pelo SESC 

30/11/2022

Mais de 30 idosos participaram da ação sobre a saúde e prevenção de doenças renais.

 

Com o foco na prevenção da doença renal, os idosos integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Jardim das Américas e da equipe volante do distrito de Entre Rios, participaram nesta terça-feira (29), de uma ação a saúde e prevenção de doenças renais. O evento foi realizado pelo SESC Guarapuava, em parceria com a Fundação Pró-Renal e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).

 

“As parcerias e ações em conjunto são de extrema importância no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, principalmente quando é para levarmos informações de qualidade de vida. O SESC é um grande parceiro, pois nos auxilia na mobilização e traz informações sobre a saúde dos nossos idosos, de maneira dinâmica”, destaca a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

 

A coordenadora de projetos de educação complementar e educação em saúde do SESC Guarapuava, Fernanda Guralecka, falou sobre a importância em desenvolver esta ação. “Esta ação que está sendo realizada no dia de hoje, é de extrema importância. Além do principal objetivo que é a prevenção e conscientização em relação às doenças renais, também é algo muito relevante para o município. Demonstra o quanto as autoridades e entidades locais têm essa preocupação com a saúde da população”, explicou. 

 

Durante a ação, foram realizadas atividades com objetivo de rastreamento de risco de doença renal na comunidade.  Com um circuito simples de saúde, que envolve a aferição de pressão arterial, exame parcial de urina, teste de glicemia, exame creatina capilar, com o objetivo de identificar risco que podem comprometer a saúde dos rins. 

 

O responsável pela Fundação Pró-Renal durante a ação, José Eduardo Freire de Carvalho, explicou como funciona o trabalho realizado pela instituição. “Este trabalho em parceria com o SESC, é realizado desde 2008. Nosso principal objetivo é identificar e orientar os pacientes com predisposição ou com diagnóstico fechado quanto aos problemas renais. Realizamos o atendimento multiprofissional e os exames necessários. Com os resultados dos exames, o participante é orientado quanto aos resultados dos testes, recebe orientações de qualidade de vida, além de levar para casa uma cópia dos resultados”, contou. 

 

Fundação Pró-Renal

 

A Fundação Pró-Renal Brasil é uma organização beneficente que atua na pesquisa, educação e cuidado integrado dos pacientes renais desde 1984. Referência pela excelência dos serviços prestados, já assistiu milhares de pacientes, com todo o auxílio necessário para o tratamento.

 

Com o apoio da sociedade, a Fundação Pró-Renal desenvolve eventos de educação preventiva que alertam e conscientizam a população para o diagnóstico precoce da doença. Através das suas ações, mobiliza a comunidade e reúne milhares de pessoas em prol da causa. Por intermédio de parcerias, busca a sustentabilidade da instituição.