Governo do Estado apresenta Lei Estadual de Incentivo ao Esporte em Guarapuava

28/03/2018

Na noite desta terça-feira (27), no auditório da Faculdade Guairacá, aconteceu a apresentação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Na ocasião, o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, apresentou a lei como parte do Proesportes (Programa Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte), que incentiva a iniciativa privada a apoiar o esporte, estimular a criação de ações em todas as regiões do Estado e fomentar a pesquisa na área. “Essa Lei é inteligente e muito esperada pela comunidade esportiva. Guarapuava tem muito a ganhar com esse incentivo, pois temos diversos projetos pela cidade que aguardam recursos para serem colocados em prática. Estamos muito felizes com a efetivação dessa lei, pois é um marco no esporte do Paraná. Não temos dúvidas de que só trará benefícios para todos os nossos esportistas”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

De acordo com o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, a Lei Estadual 17.742/2013 autoriza empresas a destinarem até 0,02% da cota estadual da arrecadação do imposto a projetos credenciados pela Secretaria Estadual de Esporte. “Depois que a secretaria lançar o primeiro edital ainda este ano, pessoas físicas ou jurídicas poderão participar elaborando um projeto, que será enviado online para o sistema que direcionará o documento para a comissão que irá analisar o arquivo e verificar se está de acordo com a lei e os editais. Se aprovado, o projeto poderá ser um dos contemplados com o apoio financeiro”, esclareceu Douglas Fabrício, ressaltando que essa iniciativa atenderá demandas específicas com relação ao tempo e espaços das cidades paranaenses, possibilitando enfim a realização de sonhos.

Para o secretário municipal de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, Guarapuava tem que comemorar com esse anúncio. “Temos diversas entidades na cidade que trabalham com as mais diferentes modalidades esportivas e que aguardavam há anos uma iniciativa como esta. Guarapuava foi contemplada para ser a primeira cidade a receber a apresentação dessa Lei, que tanto vai nos ajudar. Se dúvida vamos crescer muito no esporte com esse incentivo, fortalecendo iniciativas já encaminhadas e abrindo portas para aquelas que foram almejadas por anos e que agora têm a oportunidade de sair do papel. Nossa cidade já é destaque no esporte, pois investe em estruturas, programas e projetos que incluem a população como um todo em atividades que aumentam a qualidade de vida. Só temos a agradecer e comemorar”, enfatizou Pablo Almeida.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual do Esporte, o primeiro edital está previsto para ser lançado ainda em 2018. “Nossa meta é lançar logo no segundo semestre. Já temos prevista uma liberação de R$ 10 milhões para o Proesportes, mas pretendemos bater até 2019 a nossa meta de R$ 20 milhões”, finalizou o secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício. Participaram do evento a secretária de Saúde de Guarapuava, Renata de Brito; o técnico de assessoria de ações estratégicas da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, Dilson Martins; o chefe do Escritório Regional do Esporte e do Turismo de Guarapuava, professor Edson Pereira de Andrade; o assessor parlamentar da deputada estadual Cristina Silvestri, Carlos Eduardo Burkhard; representantes de entidades esportivas da cidade e região e atletas do CAD (Clube Atlético Desportivo).

Postado em: 28/03/2018