Governador Ratinho Junior, prefeito Cesar Filho e comunidade inauguram dois colégios estaduais em Guarapuava

04/04/2019

O governador Ratinho Junior, prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, lideranças políticas, estudantes e professores inauguraram, nesta quinta-feira (04), os colégios estaduais Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, e Professor Pedro Carli, na Vila Bela. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 11 milhões na construção e estruturação das duas escolas, que juntas abrigam cerca 1,6 mil alunos dos ensinos fundamental e médio. “São dois importantes investimentos no ensino de Guarapuava, fruto de um trabalho que começou no governo passado com os deputados estaduais Cristina Silvestri, Bernardo Carli e Artagão Júnior, também na época em que eu era deputado estadual, concretizado hoje com o governador Ratinho. São estruturas modernas em dois grandes bairros da cidade”, disse o prefeito.

Segundo Cesar Filho, o município ganha fôlego para ofertar mais vagas nas escolas municipais que atendiam em dualidade com os dois colégios. “A dualidade é um limitador para a qualidade do ensino. São duas estruturas funcionando no mesmo prédio, o que compromete a autonomia de cada unidade. Agora podemos garantir um ensino ainda melhor às nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

“A entrega de duas escolas importantes e modernas como essas é mais uma demonstração da importância que damos à educação. Não queremos obras paradas e, acima de tudo, queremos que os alunos possam estar em salas de aula aptas a recebê-los”, disse o governador, citando novos projetos na área da educação, que já estão em fase de implantação, como o Escola Segura, de reforço na segurança dos colégios, e o Ganhando o Mundo, que vai oferecer intercâmbio internacional a alunos da rede pública. “Temos a missão de melhorar o Ideb do Estado, que hoje ocupa a sétima posição no País. Queremos chegar nas primeiras posições”, observou Ratinho Junior, afirmando que o prefeito de Guarapuava é referência em gestão pública no Paraná.

O Colégio Estadual Leni Marlene Jacob funcionava em dualidade com a Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira; e o Colégio Estadual Professor Pedro Carli, com a Escola Municipal Capitão Wagner. “São obras esperadas há décadas. Agora nossas crianças e adolescentes têm colégios modernos, confortáveis e seguros e a certeza de que os sonhos sonhados nesses bancos escolares sejam uma realidade no futuro”, ressaltou a deputada estadual Cristina Silvestri.

Também participaram das solenidades o chefe da Casa Civil, Guto Silva; vice-prefeito de Guarapuava e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro; secretários de estado; secretários municipais, deputados Artagão Junior, Estacho, Alexandre Curi e Adriano Amaro; presidente da Câmara de Guarapuava, João Napoleão; vereadores; chefes de regionais; representantes de diversas entidades; comunidade escolar dos dois bairros e pais de alunos.