Governador Beto Richa e Cesar Silvestri Filho acompanham ações de socorro às vitimas da chuva

09/06/2014

Na manhã desta segunda-feira (09), o governador do Paraná, Beto Richa acompanhou o prefeito Cesar Silvestri Filho e secretário de Estado e chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri, em uma visita às áreas afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias em Guarapuava. “Tenho mantido contato direto com o prefeito Cesar Filho. Estou acompanhando as dificuldades que os guarapuavanos têm passado e notando que as ações de auxílio estão sendo eficazes. Guarapuava encontra-se em Estado de Emergência, mas a solidariedade e a união estão falando mais alto. Os paranaenses são donos de um grande espírito fraterno”, comenta o governador Beto Richa.

Ainda nesta segunda-feira, o governador também assinou um decreto estabelecendo Estado de Emergência em 77 municípios, assinalando que 55 mil pessoas tiveram suas casas atingidas pelas fortes chuvas no Estado. Além das ações de assistência imediata, Beto Richa ressaltou que as linhas de crédito da Fomento Paraná, programa do Governo de Estado, estarão disponíveis para os comerciantes que, de alguma forma,  foram prejudicados pela chuva. O Governo do Estado também está auxiliando na desobstrução das estradas e vias que estão interditadas por desmoronamentos. “Estamos ajudando com maquinário nos pontos de acesso mais críticos. Nesse exato momento, temos equipes levantando todos os dados necessários e atuando na reconstrução de pontes e pavimentos”, completa.

A Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Corpo de Bombeiros, 26º GAC, Defesa Civil, Sanepar e outras instituições, estão atuando no auxílio às vítimas. A arrecadação de alimentos, roupas, materiais de higiene e móveis acontece em diversos pontos da cidade. De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, com o escoamento da água, as equipes poderão fazer a distribuição desses materiais com mais facilidade. “Agimos desde o início no socorro às famílias atingidas até a distribuição das doações e acompanhamento de todos que foram prejudicados pela chuva. Durante a semana, equipes da SURG trabalham em ações de limpeza nos bairros atingidos. Estamos com um novo desafio, restabelecer as pontes e vias que foram danificadas. Através dessas ações, estaremos garantindo um ambiente propício para que essas famílias possam se reorganizar”, enfatiza o prefeito.

Reunião articulada coordena distribuição de kits com água potável e cesta básica nos bairros mais prejudicados pela chuva

Famílias atingidas pelo temporal vão receber, em suas casas, água potável e alimentos. A forma de atuação e distribuição nos bairros foi definida na primeira reunião de coordenação, no começo desta tarde (09), envolvendo Prefeitura de Guarapuava, Corpo de Bombeiros, Exército, Defesa Civil e Sanepar.

“Essa atitude coordenada e em conjunto vai agilizar o atendimento à população prejudicada. Com caminhões do Exército vamos até os locais atingidos e atenderemos as famílias cadastradas pela Assistência Social”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Nesta tarde, três equipes, com soldados e assistentes sociais, vão fazer a distribuição da água potável e alimentos. Hoje serão atendidos os moradores do Jardim das Américas, São Vicente e Vila Carli. “Com informações da Assistência Social e nosso monitoramento constante, vamos articular o trabalho conforme os locais mais atingidos”.

A programação de entrega para amanhã será definida no começo da terça-feira (10), junto com as equipes de monitoramento das regiões mais atingidas. “Toda essa programação será divulgada pelos veículos de comunicação para que as famílias fiquem um pouco mais tranquilas. Nesse primeiro momento, vamos distribuir água e alimentos, na sequência, também colchões, roupas e cobertores”, informa o comandante do 26º GAC, Eduardo Netto dos Reis.

As reuniões de coordenação serão realizadas três vezes ao dia, até que a situação seja normalizada na cidade.

Equipes da SURG auxiliam moradores prejudicados pela chuva

Durante esta a semana, todo o contingente da SURG está auxiliando os moradores dos bairros mais prejudicados pelo grande volume de chuva dos últimos dias. Cerca de 250 trabalhadores prestam serviços de limpeza, recolhimento de entulho, fornecimento de água e desobstrução das galerias pluviais em várias regiões da cidade. As equipes vão realizar os trabalhos no São Vicente, Vila Carli, Bonsucesso, Concórdia, Vila Karen, Xarquinho e Entre Rios.

No São Vicente, um dos bairros mais prejudicados pela chuva, os trabalhadores da SURG ajudaram os moradores na limpeza das casas. Para a dona de casa Sueli da Luz, toda ajuda é bem-vinda. “Precisamos de todo apoio nesse momento. O pessoal da SURG está nos ajudando a nos estruturarmos novamente, reorganizando as nossas casas na medida do possível”, comenta a dona de casa.

Além das ações nos bairros de Guarapuava, as equipes da SURG também trabalham na desobstrução da via que dá acesso à estação de tratamento de água da Sanepar. “Alguns técnicos já conseguiram chegar à estação e estão trabalhando de forma ininterrupta para regularizar a situação. A população precisa colaborar e economizar água neste momento”, explica o diretor da Sanepar João Edson de Lima.