Notícias

Guarapuava tem animal entre os quatro melhores do Brasil na competição Freio de Ouro no Rio Grande do Sul

28/08/2023

A fêmea Têmpera, do Recanto Crioulo – TE (Transferência de Embriões) e o ginete Cláudio dos Santos Fagundes, conquistaram o troféu “Freio de Alpaca” na competição.

  

No último domingo, 27 de agosto, houve em Esteio, Rio Grande do Sul, a final da competição Freio de Ouro, evento este que faz parte das festividades da 46ª Expointer.

 

A égua Têmpera (montada pelo ginete Cláudio dos Santos Fagundes), que tem a Cabanha Chão Sagrado de Guarapuava como uma de suas proprietárias, conseguiu a quarta colocação na categoria fêmea. Pelo feito, o animal foi condecorado com o troféu Freio de Alpaca, no Freio de Ouro 2023.

 

As competições com Cavalos Crioulos, que começaram dia 23 de agosto, se encerram em 2 de setembro, com a participação de centenas de animais em diversas provas e categorias.

 

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO “FREIO DE OURO”

 

Os E na edição 2023 da feira puderam ver campeões inéditos entre os cavalos: o ginete Daniel Teixeira montou Belle Porcelana, a fêmea mais jovem entre as finalistas,

 

MACHOS

 

O cavaleiro Zeca Macedo se sagrou vencedor com o macho Guanabara Saladero, estreante na competição. Ele levou para casa o cobiçado troféu Freio de Ouro.  O Freio de Prata ficou com Daniel Teixeira e o cavalo AS Malke Fogo de Chão. O Freio de Bronze terminou com Fabrício Brunelli Barbosa e o cavalo Mis Amores da Taimã. O Freio de Alpaca, por sua vez, foi para Nathan Valadão e Leopardo da Gap São Pedro -TE (Transferência de Embriões).

 

FÊMEAS

 

O ginete Daniel Teixeira montou Belle Porcelana, a fêmea mais jovem entre as finalistas e conquistou o primeiro lugar, levando para casa, portanto, o troféu Freio de Ouro.

Ainda no pódio das fêmeas, o Freio de Prata terminou com o cavaleiro Gabriel Viola Marty e a fêmea uruguaia Jugada de Santa Marcia. O ginete Ricardo Gigena Wrege estreou no pódio montando a Realidade Charrua. E o Freio de Alpaca ficou com a Têmpera do Recanto Crioulo – TE de Guarapuava e o ginete Cláudio dos Santos Fagundes, que fizeram uma fase final de bastante regularidade.

 

EXPOINTER

 

A tradição do Estado do Rio Grande do Sul em feiras agropecuárias remonta a 1901. A primeira feira ocorreu em 24 de fevereiro, em pavilhões fechados no Campo da Redenção (atual área do Parque Farroupilha) e do campus central da UFRGS, em Porto Alegre. Na ocasião, houve também, a primeira Exposição de Produtos do Estado.

Desde o início, a hoje Expointer apresenta bovinos, equinos, suínos, produtos agrícolas e industriais e artesanato. A primeira edição do evento contou com a participação de 2.200 expositores e público de 67 mil pessoas, números expressivos para a época.

 

Foto de capa: Raphael Rosa Camargo @rc.bilo