Notícias

Gestores Municipais participam do I Fórum de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos

14/05/2021

Gestores municipais realizaram na manhã desta sexta-feira (14), do I encontro do Fórum de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, da região Sul. O evento transmitido pelo canal do Youtube da Prefeitura Municipal, foi mediado pelo secretário de Meio Ambiente, Celso Aráujo, para discutir o processo de adequação dos municípios da região sul e cumprimento da Lei 12.305, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Iniciamos o debate na região Sul, depois os mesmos debates serão feitos em outras regiões. Assim que todos terminarem, nós vamos realizar a plenária nacional para levar as soluções e apontar todos os avanços que cada região já teve. Guarapuava é um exemplo disso, avançamos e muito na questão ambiental do município”, explanou o secretário e coordenador do Fórum da Região Sul.

 

 

Ainda de acordo com o secretário, o Fórum de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, uma entidade ligada à Frente Nacional dos Prefeitos, estava com o primeiro encontro marcado para abril de 2020, mas foi adiado devido à pandemia. Para a Presidente do Fórum Nacional Gestores Limpeza Urbana e Resíduos, Carolina Estrela, a retomada desses encontros abre espaços para alinhar ideias e projetos entre os municípios no âmbito nacional.

“Queremos ser um grande catalizador, um local de apoio aos gestores de limpeza local e aos gestores de limpeza urbana. Disseminando essas medidas, para a construção de políticas efetivas para as cidades, sobretudo no sistema de limpeza urbana, fazendo com que sejam eficazes nacionalmente”, destacou.

 

Na ocasião, o secretário salientou que Guarapuava tem se destacado nos projetos nos planos de gerenciamentos.
“Nós terceirizamos o destino final do resíduo sólido. Mas, a coleta continua com nós através da SURG. Hoje, Guarapuava conta também com a coleta do RCC, que é o resíduo da construção civil, além dos ecopontos, que são contentores para coleta seletiva de lixo”, contou.

 

Serão realizados mais cinco encontros regionais do Fórum de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. Após esses debates haverá o encontro Nacional.