Notícias

“Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia” é o tema da 14ª Conferência Municipal de Saúde

21/03/2023

O primeiro dia da Conferência contou com a palestra de Silvana Escorsim. Ela é pós-doutora em Serviço Social e professora titular na Universidade Federal do Paraná.

 

Na noite desta segunda-feira (20), ocorreu, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, em Guarapuava, a abertura da 14ª Conferência Municipal de Saúde.

 

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, o objetivo principal do evento é envolver os segmentos da sociedade local na construção de propostas e metas de ampliação referentes aos serviços e ações de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Este é um importante espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade, com o objetivo de construir juntos políticas públicas voltadas ao SUS. Guarapuava hoje vive um momento de pleno desenvolvimento na área de saúde. É o momento de construir junto à sociedade, soluções para os desafios que vêm pela frente. Que essa conferência traga bons projetos para serem executados ao longo deste ano e que beneficiem a nossa população”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

A secretária de Saúde do município, Chayane Andrade, destacou a importância do evento e comentou sobre o seu sentimento em estar à frente da conferência pela primeira vez como gestora.

 

“O dia da Conferência de Saúde é um dia muito importante, onde o nosso controle social inicia as propostas para nossa gestão no próximo ano. Hoje, eu me sinto muito feliz, porque em várias conferências já participei como enfermeira de carreira, funcionária pública, mas hoje, como gestora, é um passo a mais. Então, fico muito feliz de estar participando desse evento e podendo trazer melhorias para a nossa população. Ser gestora do SUS não é fácil. Temos muitas dificuldades e muitos desafios, mas estamos confiantes que essa conferência trará bons frutos para este ano”, sublinhou a secretária.

 

A Conferência Municipal de Saúde ocorre em dois dias (20 e 21 de março) e reúne servidores municipais, gestores e usuários da saúde pública para debater propostas que possam contribuir com melhorias nesta área.

 

“Aqui é o momento de diálogo e de discussões. O controle social não é só o controle de gestão, ele está aqui para ajudar todo mundo. Este é o momento de os usuários exercerem seus direitos e falarem sobre o que precisam na área da saúde. Eu fico agradecido pela presença de cada um aqui. Vamos trabalhar e criar propostas coerentes que sejam incluídas para o benefício de todos”, acentuou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joarez Camargo.

 

O primeiro dia da Conferência contou com a palestra da professora Silvana Escorsim. Ela é doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui pós-doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é professora titular na Universidade Federal do Paraná.

 

Também estiveram presentes no evento a diretora da 5ª Regional de Saúde, Janaína Dias, a procuradora do trabalho da 9ª Região, Luísa Carvalho, e o presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, o vereador Pedro Moraes. Além da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi e demais vereadores e vereadoras do município.