Notícias

Furto e vandalismo em placas de sinalização de trânsito geram prejuízos em Guarapuava

02/05/2019

O desrespeito a um item fundamental para a organização de trânsito tem causado transtorno para a Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes) e para a população em Guarapuava. Isso porque, a equipe tem registrado diversos casos de furto e vandalismo em placas de sinalização. Recentemente, câmeras de segurança flagraram o furto de uma placa de sentido ‘Pare’, na rua Vicente Machado esquina com a Pinheiro Machado. O caso foi registrado em boletim de ocorrência na Polícia Civil de Guarapuava.

De acordo com o secretário de Trânsito, Airson Horst, o episódio representa prejuízos à população, já que uma parcela do orçamento total da pasta destinado à manutenção de sinalizadores de trânsito é comprometido com a reposição de placas subtraídas pelo vandalismo. “São recursos que poderiam ser investidos em diversas melhorias para a cidade, como a compra de semáforos mais modernos, por exemplo, em sinalização horizontal, mas que infelizmente são gastos com a reposição constante desses materiais”, afirmou o secretário.

Além disso, o problema causa ainda preocupação com a organização e a segurança do trânsito. “Essa ausência temporária de sinalização deixa os usuários do trânsito em situação de vulnerabilidade e diminui a eficiência e a funcionalidade do tráfego. Ou seja, é prejuízo para todos”, explicou Airson.

Além do caso registrado em boletim de ocorrência, furtos recentes também removeram placas nas ruas Cândido Xavier e das Rosas com Brigadeiro Rocha. Nestas vias, apenas os postes permaneceram nas esquinas.

Vale destacar que a prática de vandalismo contra o patrimônio público, é uma ação criminosa, com pena prevista pelo Código Penal, por meio do Art.163, com penalidade de seis meses de detenção e multa.