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Fórum dos PROCONS Paranaenses e PROCON Guarapuava divulgam mais um canal de atendimento aos consumidores

26/05/2023

A ferramenta possibilita que a população registre a reclamação on-line e acompanhe todas as etapas do processo.

 

O PROCON de Guarapuava, o Fórum dos PROCONS Municipais e o PROCON Paraná, lançam nesta sexta-feira, dia 26 de maio, uma campanha estadual de divulgação de mais um canal de atendimento ao consumidor.

 

O consumidor.gov.br é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Segundo a coordenadora do órgão em Guarapuava e presidente do Fórum dos PROCONS do Paraná, Luana Esteche, essa ferramenta possibilita que o consumidor registre a reclamação on-line e acompanhe todas as etapas do processo.

 

“O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária, portanto, é necessário verificar se a empresa reclamada fez adesão à plataforma. Entretanto, já são mais de mil empresas participantes”, explicou Luana.

 

Outra opção é reclamar pelo site AQUI. A partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação. Durante este período, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem da resposta final.

 

Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como “Resolvida” ou “Não Resolvida”, e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido.

 

Ainda de acordo com Luana Esteche, o site consumidor.gov.br pode auxiliar as pessoas antes de fazer uma contratação, pois é possível consultar as empresas reclamadas, índice de solução das demandas, prazo médio de resposta e percentual de satisfação dos consumidores. “Conhecer a empresa contratada e seu comprometimento na solução das demandas dos consumidores pode evitar problemas futuros”, finalizou.