Notícias

Fórum de Desburocratização cria ferramentas para estimular crescimento econômico

19/11/2020

Fomentar a economia com a criação de empresas e, por consequência, a geração de novos empregos é uma das conquistas já alcançadas pelo Fórum de Desburocratização.  Em funcionamento há pouco mais de um ano,  as atividades facilitaram e inovaram na maneira de abrir pequenas, médias e grandes empresas. Com perspectiva tecnológica, a Prefeitura de Guarapuava combinou a metodologia e experiência do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com as necessidades dos guarapuavanos e dinamizou a abertura de empresas fundamentada em três pilares: a adequação das leis, a transformação digital e o D.Início (departamento de atendimento em formato colaborativo). Todas as discussões são realizadas com foco no empresário local e no fortalecimento comercial da cidade.

 

O Fórum é um marco da desburocratização em Guarapuava. Acompanho e quero continuar presente ativamente para ajudar a criar um ambiente de liberdade econômica onde seja simples e ágil empreender. Boa parte dos resultados positivos que já colhemos é fruto das idéias e ações originadas aqui e temos muito mais para avançar”, destacou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

 

 

Secom: participantes de diversas áreas (foto tirada antes da Pandemia).

 

As ações foram realizadas em partes específicas do processo que atrasavam as solicitações, com objetivo de vencer a burocracia. A adequação legislativa promoveu o aperfeiçoamento das leis que complicavam a liberação dos empreendimentos, como por exemplo, a lei de liberdade econômica e de zoneamento. A transformação digital, por outro lado, facilita o acesso aos serviços com a solicitação de alvarás on-line por meio do site da prefeitura. Já o trabalho de análise dos pedidos ganhou agilidade com o atendimento do D.Início. A equipe é multidisciplinar, composta por fiscais de diversas secretarias municipais (Agricultura, Finanças, Meio Ambiente, entre outras). Os profissionais trabalham num ambiente colaborativo exclusivo para avaliar o cumprimento dos requisitos de abertura e encontrar soluções rápidas para os problemas, gerando uma resposta para o pedido em até 24h.

 

Confira abaixo a tabela com os participantes do Fórum de Desburocratização: